Workshop PAE: resultados e experiências de ensino-aprendizagem

A edição semestral do Workshop PAE-IQSC/USP acontece virtualmente no dia 26 de agosto de 2022, a partir das 14 horas. Serão apresentados 25 trabalhos, divididos entre quatro salas de apresentação simultânea.

Cada apresentação de 15 minutos permite aos pós-graduandos que apresentam resultados e experiências do trabalho realizado junto às disciplinas de graduação oferecidas pela unidade e discutem os resultados com os participantes, ampliando ainda mais a experiência pedagógica do estágio PAE.

Para assistir às apresentações, abertas também ao público externo, basta solicitar o link de transmissão enviando e-mail para pae@iqsc.usp.br informando como assunto: “Workshop PAE”.

A Comissão Avaliadora do PAE-IQSC é presidida pela professora Fernanda Canduri, que será um dos moderadores de sala juntamente com demais integrantes da Comissão PAE: professores Andrei Leitão, Laudemir Carlos Varanda e Salete Linhares Queiroz.

Palestra on-line

A palestra de abertura do workshop será proferida on-line, às 09h30, pelo professor Maurícius Selvero Pazinato, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e estará focada no tema “O ensino da Química por meio de metodologias investigativas e centradas no estudante”.

“A Química apresenta muitos desafios para os professores e estudantes. Neste contexto, as aulas dessa disciplina, independente do nível de ensino, demandam de estratégias didáticas que auxiliem na compreensão dos conceitos e no desenvolvimento de outras habilidades”, informa o convidado, que fará a apresentação de algumas experiências didáticas do emprego de metodologias investigativas e centradas no estudante.

A palestra será transmitida pelo Google Meet e os interessados no certificado de participação devem inscrever-se e informar seu nome completo no chat do evento.

Exposição PAE

Em parceria com a Biblioteca do IQSC, no período de 25 de agosto a 09 de setembro de 2022 os pôsteres dos trabalhos apresentados neste workshop estarão expostos no piso térreo da biblioteca do IQSC. “A proposta é ampliar o período de divulgação dos resultados obtidos pelos alunos, permitindo que um maior número de pessoas entre em contato com a informação, o que também valoriza a experiência dos autores dos trabalhos” informa Clélia Dimário, Chefe do SBI-IQSC.

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

A pós-graduação, em linhas gerais, objetiva aprofundar os estudos da graduação e estimular novas lideranças em pesquisa. Ter conhecimento pedagógico faz parte desse processo e este é o objetivo do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE, instituído pela USP em 2005. O programa dura dois semestres: uma disciplina prepara o aluno para o semestre seguinte onde os conhecimentos pedagógicos adquiridos são aplicados a uma disciplina de graduação. Ao final, uma comissão avalia o desempenho do aluno no programa.

Serviço:
Workshop PAE-IQSC-USP