Workshop do Projeto FlexPower celebra parceria Brasil-Italia para desenvolvimento de tecnologia verde na área de eletroquímica

No dia 25 de agosto, a partir das 9h, acontece virtualmente o Workshop do Projeto FlexPower – “Solid oxide fuel cell with biofuel as on electric flexible provider in a distrubuted grid”. O evento é aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

Clique aqui para acessar a transmissão.

Os motores térmicos convencionais utilizados para geração de energia necessitam de biocombustíveis para atender às exigências ambientais atuais.

Dispositivos eletroquímicos, como a célula a combustível de óxido sólido (SOFC), possuem uma eficiência elétrica prática superior a 60% e também proporcionam baixo impacto na poluição do ar em termos de partículas, monóxido de carbono e ruído durante operação, o que as tornam muito competitivas.

O Brasil tem alta demanda de energia em aplicações automotivas atendidas pelo bioetanol por isso o desenvolvimento de novas tecnologias para geração de energia neste setor é altamente desejado. Por outro lado, a Italia é reconhecida no desenvolvimento de tecnologias avançadas baseadas em SOFC.

O Projeto FlexPower visa a realização de um programa de cooperação entre a Itália e o Brasil no campo de SOFC/combustíveis renováveis para energia distribuída, envolvendo competências necessárias em investigação fundamental em nanoescala, nanotecnologia, eletroquímica, síntese de materiais, caracterização avançada, engenharia química, bem como aplicações reais e testes de degradação.

Link de transmissão: acesse aqui.

Participação do IQSC-USP

Este projeto reúne o centro de pesquisa italiano CNR- Institute of Advanced Technologies “Nicola Giordano” (ITAE) com duas universidades brasileiras: o COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), este último representado pelos Professores Edson Antonio Ticianelli e Joelma Perez.

Os pesquisadores integram o Grupo de Eletroquímica, implantado em 1973, que além da formação de pesquisadores desenvolve pesquisas básicas e aplicadas em áreas de fronteira, especialmente aquelas relacionadas à proteção do meio ambiente e aos processo de conversão eletroquímica de energia em células a combustível e em baterias níquel-hidreto.

Serviço:
Workshop do Projeto Flex Power
25 de agosto de 2022 – 09h – virtual
Outras informações e link de transmissão: clique aqui.
Gratuito e aberto aos interessados.
Contato: jperez@iqsc.usp.br