150 anos da Regra de Markovnikov

Por que uma regra anunciada há 150 anos, baseada em uma observação relacionada à reação de adição eletrofílica, é tão importante nos dias de hoje, a ponto de ser mundialmente conhecida? Quem foi Vladimir Vasilevich Markovnikov?

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, convida os interessados para uma viagem no tempo conduzida pelo pesquisador Emilio Carlos de Lucca Júnior, desde a época da formulação da Regra de Markovnikov, em 1870, até os dias atuais.

O convidado é cientista e professor no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atuando com ênfase em Química Orgânica.

A atividade integra a programação do Café com Química, e acontece às 10 horas na sala 6 do edifício Q5 do IQSC, sob organização do cientista Stanislau Bogusz Júnior do IQSC-USP e do Grupo ACS USP Student Chapter.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do campus USP
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos