Educação, Química e Bio-economia circular

A pesquisadora e professora da Universidade Federal de São Carlos, Vânia Gomes Zuin, estará no Instituto de Química e Sã Carlos (IQSC) da USP nesta sexta-feira, às 10 horas, para proferir a palestra de abertura do Workshop do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (P.A.E.), abordando o tema  Educação, Química e Bio-economia circular. A atividade será transmitida também pelo canal do IQSC no Youtube.

Segundo a convidada, “uma das chaves para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é introduzir novas estratégias pedagógicas nos currículos universitários, com o objetivo de promover pensamento e ações críticas dos profissionais em formação”. Dessa forma, “o objetivo desta apresentação é discutir a inclusão da química verde e sustentável com base em uma estrutura de pensamento sistêmica em um tema global (escala global, impacto local), com foco em biorrefinaria e bio-economia circular”, acrescentou.

A pesquisadora é membro da comissão científica editorial da publicação “Contribuições da pós-graduação brasileira para o desenvolvimento sustentável: Capes na Rio +20” e, desde 2012, integra o Subcommittee on Green Chemistry e, desde 2017, o Advisory Board do Interdivisional Committee on Green Chemistry for Sustainable Development da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, em inglês), além de ocupar outros cargos em organismos nacionais e internacionais relacionados à Química e Educação, Ciência do Ambiente e Química Verde. Recebeu vários prêmios científicos nacionais e internacionais, incluindo: Fellow da Royal Society of Chemistry em 2015 (FRSC); Honorary Visiting Fellow da Universidade de York (Reino Unido) e o ACS-CEI Award for Incorporating Sustainability into Chemistry Education, concedido pela Sociedade Americana de Química (ACS), em 2017. Atua junto ao Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos.

A participação é aberta a todos os interessados gratuitamente. As inscrições para a participação presencial devem ser formalizadas clicando aqui.

“Educação, Química e Bio-economia circular”
29/11/2019, 10 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 do edifício Q1 do IQSC
A atividade integra a programação do Workshop PAE.
Inscrições para participação presencial: www.iqsc.usp.br/eventos
Transmissão ao vivo pelo Youtube: https://bit.ly/2rxurVK
Contato: pae@iqsc.usp.br, (16) 3373-9909 ou 3373-8272