Grupo de extensão do IQSC recebe mais um prêmio internacional

Grupo ACS USP Student Chapter, preparados para uma atividade em conjunto com a Comissão de Cultura da Unidade: a Visita Monitorada de alunos do ensino médio. Foto: Marcus (Eventos/IQSC)

Em outubro foram anunciados os Student Chapters (Capítulos de Estudantes, em português) premiados pelo Comitê da Sociedade em Educação, pertencente à American Chemical Society (ACS). A honraria em questão foi o Commendable Award, um título louvável atribuído em função da atuação local dos estudantes. Pela primeira vez, grupos internacionais estavam elegíveis para concorrer ao prêmio e o time do Instituto de Química de São Carlos foi agraciado.

Esta premiação é tradicional na ACS, sendo o critério de seleção baseado na avaliação dos relatórios de atividade submetidos. O processo avaliativo é realizado por Professores Conselheiros de Student Chapters de universidades de várias partes do mundo. Nesta última edição, foram consideradas as atividades realizadas no período de 2018-2019.

Para Carolina Sotério, vice-presidente do Chapter no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, o prêmio representa uma vitória ainda maior “ter conquistado um espaço que antes não estava aberto para os grupos internacionais significou muito, é como colocar a bandeira do Brasil lá”.

Dentre as iniciativas do grupo, foram elogiadas as atividades “Química em Ação” para crianças, que aconteceu durante as Tardes de Férias do CDCC-USP e a produção da História em Quadrinhos de edição única “Super Químico”, lançada durante a Semana do Livro, atendendo convite da biblioteca do IQSC-USP.

O ACS USP Student Chapter foi oficializado e reconhecido em 2015 e atua como um grupo de extensão em divulgação científica desde então. O grupo já foi premiado outras vezes, tendo já recebido o primeiro Prêmio de Liderança atribuído a um estudante internacional (Carolina Sotério em 2017), Prêmio do Encontro Nacional da ACS (Carolina Sotério em 2018 e Matheus Fernandes Flores em 2019) e o segundo lugar no Vídeo-Desafio sobre Química Marinha para exibição durante o evento “Químicos celebram a Semana da Terra” com o vídeo “Eutrofização”, produzido por todo o grupo em 2017-2018.

A cerimônia de premiação acontecerá durante o 259º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química em março de 2020, que será na Filadélfia, Estados Unidos.

Por Carolina Sotério