Sensor de papel detecta agrotóxico em alimentos de modo rápido e barato

Dispositivo é semelhante a um medidor de glicose. Foto: acervo dos pesquisadores

O procedimento tradicional utilizado para a detecção de pesticidas em alimentos requer uma preparação exaustiva da amostra e uma longa espera pelo resultado.

Entretanto, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um método mais ágil e econômico para a detecção do fungicida carbendazim, amplamente utilizado no Brasil, apesar de proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Eles criaram um sensor a partir de papel kraft que é capaz de identificar e quantificar a presença desse composto químico, conforme afirmado em entrevista à Revista Pesquisa Fapesp.

Thiago Serafim Martins afirma que a pesquisa possibilitou o desenvolvimento de sensores eletroquímicos com papel como matéria-prima. Segundo ele, o papel é um material mais flexível, ampliando assim suas possibilidades de uso em diversos campos, incluindo a saúde, além da agricultura e do setor alimentício. O trabalho é resultado de seu doutorado realizado no Instituto de Química (IQSC) em colaboração com o Instituto de Física (IFSC) da USP de São Carlos.

Os resultados da pesquisa podem ser acessados na íntegra da notícia publicada na Revista Pesquisa Fapesp.