Química às 16h: impressão 3D por fusão de polímero

A impressão 3D tem sido utilizada de maneira muito interessante após sua popularização. A partir dela, é possível obter os mais diversos dispositivos analíticos, incluindo sensores e biossensores eletroquímicos. O uso de sensores para a detecção e monitoramento de espécies tem crescido nos últimos anos. Neste contexto, eletrodos descartáveis tem ganhado elevada importância, pois eles são portáteis e podem ser levados aos mais diversos ambientes, incluindo hospitais e lugares remotos.

O pesquisador Bruno Campos Janegitz tem como uma de suas áreas de atuação a impressão de sensores em 3D e abordará o assunto em seminário que acontece no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). “Nesta apresentação serão discutidos os métodos de preparação, caracterizações e aplicações de sensores impressos em 3D de baixo custo para aplicações ambientais e clínicas”, informa o pesquisador, que também abordará outros temas, como produção e utilização de filamentos para impressão 3D para a obtenção de dispositivos eletroquímicos.

A geração de impacto destas pesquisas para a sociedade e formas de empreendedorismo também serão algo do seminário. “Discutiremos as possibilidades de transformação de trabalhos acadêmicos em possíveis produtos que irão beneficiar a sociedade, além de debater sobre escala níveis de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level – TRL,) escalonamento e validação de produtos em geral. Formas de incentivo à empreendedorismo e abertura de empresas serão igualmente ressaltados”.

Bruno Janegitz é docente da Universidade Federal de São Carlos no campus de Araras, onde coordena o Laboratório de Sensores, Nanomedicina e Materiais Nanoestruturados (LSNano). Possui dezenas de prêmios e distinções, entre elas, uma Menção Honrosa no Prêmio Mercosul em sua décima terceira edição e o Young Talent in Analytical Chemistry Award (2022) pela Revista Brazillian Journal of Analytical Chemistry. Tem experiência nas áreas de Química e Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de nanomateriais, eletrodos modificados com nanomateriais, biossensores eletroquímicos, sensores de baixo custo e sensores impressos em 3D.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h“, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Inscrições e outras informações: clique aqui.