IQSC realiza avaliação de disciplinas oferecidas no curso de graduação

Para manter e aprimorar o padrão de qualidade acadêmica e promover a valorização do ensino no âmbito do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), a Unidade realizará no período de 27 de novembro a 08 de dezembro de 2023, a aplicação do SADI – Sistema de Avaliação de Disciplinas do IQSC-USP.

A avaliação será feita de forma eletrônica a partir de questionários Google Forms, que serão aplicados de forma presencial, devendo ser preenchidos simultaneamente pelos discentes e docentes durante o período em que a disciplina em questão estiver sendo ministrada. Além do endereço eletrônico, um QR Code será fornecido, permitindo que os envolvidos acessem direta e rapidamente o questionário da disciplina em avaliação.

A aplicação dos questionários será realizada com a visita, em sala de aula, dos funcionários do Serviço de Graduação juntamente com as estudantes do Programa Unificado de Bolsas (PUB) que auxiliarão no procedimento.

A aplicação do Sistema de Avaliação das Disciplinas do IQSC possibilitará uma comunicação bidirecional entre discentes e docentes, por meio da qual os estudantes terão a oportunidade de avaliar as disciplinas e apontar melhorias. Ao fornecerem suas percepções sobre as experiências de aprendizado, os discentes contribuirão para a melhoria contínua do curso, auxiliando na identificação de pontos fortes e pontos que exigem aprimoramento. Por outro lado, os docentes, com base nessas avaliações, poderão aprimorar suas práticas pedagógicas e reavaliar periodicamente o oferecimento e ementa das disciplinas.

O Grupo de Trabalho indicado pela Comissão de Graduação para este fim é composto pelos professores Danilo Manzani, Sérgio Paulo Campana Filho, Fernanda Canduri e Stanislau Bogusz Junior e pelos alunos Lucas Alves Barbosa do Programa de Educação Tutorial (PET) e Lucas Alves Alencar da Silva do Centro de Convivência da Química (CCQ). O Grupo conta também com a colaboração da professora Bianca Chieregato Maniglia.