Workshop comemora os 50 anos do Grupo de Eletroquímica do IQSC

O Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) realiza no próximo dia 28, Workshop comemorativo de aniversário do Grupo, com apresentação de seminários e convidados estrangeiros.

Há meio século, o Grupo de Eletroquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) foi concebido sob a liderança do professor Ernesto Rafael González (falecido em 2020). Desde então, a produção de conhecimento científico e a formação de recursos humanos altamente qualificados sempre foram pilares na atuação do grupo, conferindo-lhe destaque no cenário científico nacional e internacional.  Um dos dados que comprova a excelência é o fato de que  7 cientistas que atuam ou atuaram no Grupo figuram no último ranking internacional de cientistas do Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, publicado este ano, na categoria que avalia o impacto do trabalho de pesquisadores ao longo da carreira.

No cerne das investigações do Grupo estão os sistemas de conversão de energia eletroquímica, tanto de química para elétrica como vice-versa, as reações envolvidas estão principalmente relacionadas com os ciclos da água e do dióxido de carbono.

Os dispositivos estudados abarcam uma gama diversificada: células a combustível (hidrogênio/dioxigênio, etanol/dioxigênio, glicerol/dioxigênio, entre outras), baterias de metal/ar e dispositivos eletroquímicos destinados à produção de hidrogênio, bem como ferramentas para a geração de combustíveis orgânicos a partir de dióxido de carbono. Nestes sistemas eletroquímicos são estudados tanto aspectos fundamentais envolvendo a cinética eletroquímica em sistemas modelo quanto aspectos tecnológicos relacionados ao desenvolvimento desses dispositivos.

A equipe de técnicos especializados, colaboradores temporários como pós-doutorandos, alunos de pós-graduação e de graduação é atualmente liderada pelos professores doutores: Edson Antonio Ticianelli, Germano Tremiliosi Filho, Hamilton Varela, Fábio Henrique Barros de Lima e Joelma Perez e conta também com os técnicos especializados:  Jonas Garcia Ferreira, Mauro Roberto Fernandes e Valdecir A. Paganin.   Também integraram o quadro de profissionais do IQSC-USP junto ao Grupo de Eletroquímica, como pesquisadores: Prof. Dr. Francisco Carlos Nart (1987 até 2006 – falecido);  Prof. Dr. Roberto Manuel Torresi (1994 até 2002 – transferiu-se para o Instituto de Química da USP, em São Paulo);, Profa. Dra. Teresa Benita Iwasita de Vieltich (1999 até 2007 – aposentou-se); Dra. Martha Janete de Giz (1987 até 2007 – transferiu-se para Universidade Federal de Mato Grosso do Sul); Dr. Paulo Roberto Sobreira Beatrice (1968 até 2018 – aposentou-se) e Dra. Maria Isabel Caires (1986 até 2001 – desligou-se).

Workshop “50 anos do Grupo de Eletroquímica do IQSC”
Programação:

Local: anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1)

Inscrições: no site do IQSC

(Atualizado em 27/11)