IQSC apresenta as abelhas nativas sem ferrão para crianças
Recentemente, o IQSC-USP proporcionou às crianças da Creche da UFSCar e também aos alunos do CEMEI Profa Regina Ap. Lima Melchiades, ambas de São Carlos-SP, a oportunidade de conhecer as abelhas nativas sem ferrão que são criadas e estudadas no Instituto.
A atividade foi realizada de diferentes formas: enquanto os pequenos da creche visitaram o IQSC, os estudantes do CEMEI receberam a visita da professora Eny Maria Vieira e suas orientandas de doutorado e iniciação cientifica, Joyce Costa e Priscila Zem, respectivamente.
As crianças conheceram as caixas de abelhas, degustaram o mel de abelha jataí e também tiveram oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a espécie – veja algumas das perguntas:
– “Por que as abelhas trabalham até de domingo?”
– “Por que o zangão morre depois de encontrar a abelha rainha?”
– “Por que a abelha rainha perde as asas?”
– “Como a abelha rainha faz para as operárias trabalharem?”
A professora Eny Vieira coordena o Grupo de Química Analítica Ambiental e Ecotoxicologia e tem como principais linhas de pesquisa: análise cromatográfica de agrotóxicos em pólen, mel e em tecidos de abelhas nativas; estudos bioquímicos dos efeitos de agrotóxicos e análise de risco ambiental às abelhas nativas expostas em áreas de cultivo de morango.
- Fotos: acervo da professora Eny Vieira
- Fotos: acervo da professora Eny Vieira