Estágio em Química – o que fazem e porque o estágio é importante

Se você quer saber o que fizeram os alunos do Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos que concluíram estágio no primeiro semestre de 2023, você pode visitar a exposição de trabalhos que estão no saguão térreo do edifício Q1 do IQSC até 04 de julho. Os trabalhos foram apresentados pessoalmente pelos alunos no dia 30 de junho.

Giuliana Russolo e Souza escreveu na conclusão do seu trabalho: “Todo o aprendizado obtido nas disciplinas de laboratório principalmente de análise instrumental e o laboratório de química quantitativa, foram muito relevantes para minha adaptação na rotina de trabalho” e destacou também as matérias de Gestão de Qualidade, Boas Práticas de Laboratório e Sistemas de Gestão aplicados a área de saúde e meio ambiente. Ela fez estágio em uma empresa de biotecnologia e afirma que além de resiliência, o aprendizado das atividades laboratoriais e da dinâmica de uma empresa são essenciais para o desenvolvimento de um profissional.

Cristiane Temporine Moreira fez estágio na área de alimentos petcare de um grupo empresarial e conta que teve a oportunidade de “aprimorar diversos conhecimentos obtidos durante a graduação tanto na parte de operações unitárias, entendendo os processos de fabricação do alimento Royal Canin, como na parte de qualidade, entendendo as análises necessárias e todo o processo de liberação dos produtos acabados que foram analisados e as normas envolvidas e a importância delas para o processo como um todo”. Disse ainda que além dos aprendizados conceituais e de ferramentas digitais, o estágio promoveu seu crescimento pessoal, aumentando suas habilidades como comunicação pessoal entre outras.

Thais apresenta seu projeto a um membro da banca examinadora.

Thais Carvalho de Moura atuou junto a um grupo empresarial internacional e também afirma que desenvolveu atividades de muito aprendizado pessoal e profissional e enfatizou o aspecto social do estágio: “A oportunidade que a Telstar está proporcionando de trabalhar no projeto do centro multipropósito de vacinas [planta da fábrica de vacinas] me enche de alegria por ser uma forma de devolver ao estado de São Paulo parte do investimento feito na Universidade de São Paulo para que seus alunos sejam excelentes profissionais”.

Estagiários – Empresas e área de atuação dos trabalhos expostos:

Cristiane Temporine Moreira
Mars – Divisão Petcare

Giuliana Russolo e Souza
Accert Química e Biotecnologia Ltda – Laboratório de Síntese Orgânica

Gustavo Henrique Porfirio
Embrapa Instrumentação – Aplicação da RMN no domínio do tempo para análise de carne bovina

Gustavo Marques Coelho
Embrapa Instrumentação – Determinação do teor de proteína em soja via RMN de baixo campo

Isabela de F. Z. Costa
Yeb Inteligência de Mercado – Inteligência de Mercado em Micronutrientes

Isabella Porcionato Arantes