Bem-vindos à Era do Vidro!

Foto: Pixabay

Pela versatilidade de aplicações do vidro, “pelo conforto proporcionado a nossas vidas e sua importância econômica, 2022 foi escolhido pela ONU como o Ano Internacional do Vidro”, nos lembra o pesquisador Edgard Dutra Zanotto (UFSCar), que profere palestra nesta segunda-feira, às 09h, no anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1).

Zanotto faz um resumo sobre a importância desse material: “embora vidros naturais tenham sempre existido, vidros sintéticos inorgânicos não metálicos foram descobertos há cerca de 6.000 anos. No século XVII eles viabilizaram o invento do microscópio e do telescópio, que revelaram os universos micro e macro, das estruturas biológicas e minerais até planetas e galáxias. Hoje, além das significativas aplicações domésticas, há inúmeras outras, fascinantes, como fibras ópticas, filtros para UV e IV, corretores de daltonismo, biovidros, vidros à prova de bala, e vidros fertilizantes e para encapsulamento de rejeitos radioativos. Além disso, através da cristalização controlada é possível sintetizar as denominadas vitrocerâmicas (VCs), materiais avançados usados, por exemplo, em cooktops, revestimentos em construções civis, espelhos gigantes para telescópios, próteses dentárias e displays de telefones celulares de última geração.”

Sua palestra apresentará “as definições mais atuais de vidros e VCs e suas principais propriedades, e discutiremos várias aplicações admiráveis desses fantásticos materiais. Exemplos relevantes serão ilustrados por vídeos. Finalmente, discorreremos sobre a aplicação de algoritmos de inteligência artificial para o desenvolvimento de novos vidros com propriedades inusuais, abandonando a era das tentativas e erros.”

A atividade integra a programação da XXV Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues”. Ainda dá tempo de fazer sua inscrição.