SEMAQ e SIICUSP – Como foi o segundo dia de atividades

Semana de Química – SEMAQ

O segundo dia da XXV Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) começou nesta terça-feira (18/10) com a entrega dos kits SEMAQ, que inclui caneca, camiseta, ecobag, meia, chaveiro e adesivos, todos personalizados com o tema desta edição – “Ano Internacional do Vidro: Transparecendo a Química”.

Graduandos do IQSC-USP e integrantes da Comissão Organizadora Discente (COD-SEMAQ). Foto: Mileide S. Barbosa/bolsista PUB e graduanda IQSC

Os eventos incluíram, pela manhã, uma palestra e uma mesa redonda. A palestra “Bem-vindos à Era do Vidro” foi proferida pelo pesquisador Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos, que apresentou as definições mais atuais de vidros e vitrocerâmicas e suas principais propriedades, abordou várias aplicações desses materiais, como lentes corretivas para daltonismo, biovidros, vidros à prova de bala, vidros fertilizantes e para encapsulamento de rejeitos radioativos e o fato da tecnologia 5G não ultrapassar barreiras de concreto, mas ultrapassar paredes de vidro, permitindo maior alcance do sinal. Também destacou a aplicação de algoritmos de inteligência artificial para o desenvolvimento de novos vidros.

A mesa redonda abordou os desafios e benefícios da reciclagem de vidros, com a participação presencial da Dra. Maria Cecilia Henrique Tavares (PUSP-SC) e do MSc. Guilherme Felipe Lens (IQSC-USP) e participação virtualmente do pesquisador Ricardo Schneider (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). A mediação foi feita por Joacilia Manzini Marques de Souza (IQSC-USP). A palestra pode ser assistida pelo canal do IQSC no Youtube.

Os eventos do período da tarde começaram com a homenagem aos 50 Anos da Pós-Graduação, abordando a longa história desse programa no instituto, com a presença da professora Dra. Regina Helena de Almeida Santos, da primeira turma de pós-graduandos e autora da primeira dissertação de mestrado do programa.  Participaram os professores Drs. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro (Presidente da Comissão de Pós-Graduação (CPG)), Maria Olimpia de Oliveira Rezende (Vice-Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária) e  Artur de Jesus Motheo (Vice-Presidente da CPG).

Houve também a última aula do minicurso sobre Planejamento Experimental, ministrada pelo professor Dr. Eduardo Bessa Azevedo e o Workshop ministrado pelo egresso do IQSC, Leandro Lima Pereira, sobre o uso da ferramenta LinkedIn como impulsionador de carreiras.

Foto: Sandra Zambon/IQSC

As atividades do segundo dia se encerraram com um Gamenight realizado pela COD-SEMAQ e pelo Centro de Convivência da Química (CCQ), aberta para todos, com diversos jogos eletrônicos (consoles diversos e computador), Just dance, jogos de carta e tabuleiro e RPG.

Simpósio de Iniciação Científica – SIICUSP – etapa IQSC

No segundo dia do Simpósio contamos com mais de uma dezena de apresentações, dessa vez focadas nas áreas de bioquímica, microbiologia e química medicinal mostrando diversos campos de pesquisa nessas áreas, abordadas pelos alunos de graduação do Instituto.

As apresentações e trabalhos estão sendo avaliados por uma comissão. Os melhores trabalhos serão indicados para a etapa internacional, que acontece em São Paulo.

O cronograma das próximas apresentações, assim como o histórico das já exibidas, pode ser encontrado no site do IQSC.

Em paralelo, os interessados podem visitar a exposição dos pôsteres de todos os trabalhos apresentados durante o evento, que permanece aberta ao público até o dia 21 de outubro no piso térreo da biblioteca do IQSC.

por André Molina Gregório e Mileide Santos Barbosa/bolsistas PUB-IQSC e Sandra Zambon/Comunicação IQSC-USP.

Atualizado em 20/10/2022, com inclusão de fotos