Integridade científica: fraude, plágio e manipulação de resultados

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe na segunda-feira, 26 de novembro de 2018, o professor doutor Ronaldo Aloise Pilli, da Universidade Estadual de Campinas. O pesquisador participará da 13ª edição do Workshop da Pós-Graduação do IQSC, proferindo palestra sobre integridade científica, às 16 horas no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.

A pesquisa requer o uso de metodologia científica para garantir a reprodutibilidade dos resultados. Durante a palestra “Integridade científica: fraude, plágio e manipulação de resultados” serão apresentados alguns casos recentes de má conduta cientifica em várias áreas do conhecimento, em particular nas Ciências Químicas, que mostram a necessidade de permanente atenção quanto a observância de boas práticas cintíficas, informou o convidado.

Ronaldo Pilli é Químico e atua com ênfase em Síntese Orgânica, tendo recebido diversos prêmios e honrarias. Dedica-se também à divulgação científica. Ocupou diversos cargos administrativos e acadêmicos, incluindo as funções de Diretor do Instituto de Química da Unicamp, de Pró-reitor de Pesquisa da Unicamp e junto ao Conselho Administrativo de Química do CNPq. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira de Química e da Royal Society of Chemistry. Integra o Conselho Superior da Fapesp.

O Workshop é organizado pela Comissão de Pós-Graduação do IQSC, presidida pelo professor doutor Roberto Gomes de Souza Berlinck. A programação completa, que envolve outras palestras e apresentações orais de alunos, está disponível clicando aqui.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva