Tecnologia em fibras ultrafinas: livro gratuito explora eletrofiação e inovações, com contribuição de pesquisadores do IQSC-USP

Eletrofiação é o nome dado ao processo de submeter, por exemplo, uma solução contendo macromoléculas, a um campo elétrico, resultando na produção de fibras submicrométricas (ultrafinas) e nanométricas. Para se ter ideia dessas dimensões, o micrômetro é mil vezes menor que o milímetro e o nanômetro é mil vezes menor que o micrômetro.

Os materiais constituídos por tais fibras podem ser usados em áreas como agricultura, meio ambiente, energia, medicina, entre outras. “A eletrofiação, um campo dinâmico na interseção da nanotecnologia, ciência dos materiais e engenharia, testemunhou um progresso notável ao longo do século passado e atrai cada vez mais a atenção de pesquisadores, engenheiros e estudantes. Com sua capacidade de produzir fibras em nanoescala e arquiteturas exclusivas, a eletrofiação abriu caminho para avanços inovadores e novas aplicações em vários domínios”, afirma quem prefaciou o livro, a pesquisadora Mônica Alonso Cotta, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) de 2020 a 04 de janeiro de 2024.

Com o objetivo de promover uma compreensão abrangente da eletrofiação, 70 pesquisadores reuniram seus conhecimentos nos 19 capítulos do livro Eletrofiação e nanofibras: fundamentos e aplicações, disponível on-line e gratuitamente. “Este conteúdo não apenas capacita os leitores a compreender os princípios fundamentais, mas também a explorar novos horizontes, ampliando os limites da técnica”, informa Mônica Cotta. A obra foi organizada pelos pesquisadores Luiza Amim Mercante, da Universidade Federal da Bahia e Daniel Souza Corrêa, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – unidade Instrumentação.

Capítulo 5 – abordagem sustentável

Fibras eletrofiadas obtidas a partir de biopolímeros e resíduos agroindustriais é o tema do capítulo 5, escrito por Elisabete Frollini, Filipe Biagioni Habitzreuter e Sergio Paulo Campana Filho, do IQSC-USP.

“O processamento de biopolímeros por eletrofiação, visando à produção de materiais micro/nanoestruturados para as mais diversas finalidades, tem forte apelo ambiental e elevado potencial para constituir-se em importante atividade vinculada ao desenvolvimento sustentável e aderente aos conceitos da economia circular e da bioeconomia”, informam os autores.

A publicação do livro de 532 páginas foi apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e a obra completa pode ser baixada gratuitamente pela página da editora Atena.