Química às 16h – Da síntese às aplicações brilhantes de corantes orgânicos

Foto: acervo do pesquisador

Os materiais luminescentes orgânicos estão atraindo muito interesse devido à sua versatilidade e à sua possível aplicação em diversas áreas. “Ao modificar a estrutura molecular, as propriedades fotofísicas e eletroquímicas dos corantes orgânicos podem ser ajustadas e abordadas com sucesso”. A afirmação é do professor Fabio Rizzo, do Center for Soft Nanoscience da Universität Munster, Alemanha, que profere seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, onde apresentará resultados obtidos em diferentes áreas.

Fabio Rizzo centra sua atividade de investigação na síntese e caracterização fotofísica de compostos orgânicos e organometálicos (complexos de metais de transição e lantanídeos) com propriedades emissivas em solução e no estado sólido como monocamadas auto-montadas. Em particular, estuda a relação entre estrutura molecular e emissão para sintonizar a cor observável sob fotoestímulos e eletroestímulos (quimiluminescência eletrogerada ou ECL), dedicando-se recentemente parte de seu trabalho ao design de compostos solúveis em água com propriedades altamente emissoras para aplicações biológicas, como a detecção de proteínas.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, coordenado pelos professores Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Agende
“From synthesis to shining applications of organic dyes”
Prof. Fabio Rizzo (Universität Munster, Alemanha)
11/10/2023 (quarta-feira) – 16h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1) do IQSC-USP
O seminário, aberto aos interessados, será presencial e proferido em inglês.
Inscrições e outras informações: no site do IQSC.