Colóquios do IQSC: “Design Computacional de Materiais: discussão de protocolos desenvolvidos pelo Grupo QTNano”

Durante várias décadas, os cálculos da teoria do funcional da densidade [abordagem que descreve o comportamento eletrônico de sistemas moleculares e materiais sólidos], combinados com vários modelos teóricos, foram considerados uma das estruturas computacionais de maior sucesso para caracterizar, identificar novos fenômenos e projetar materiais alternativos para aplicações tecnológicas. Para atingir esses objetivos, diversos protocolos foram propostos ao longo dos anos, e novas técnicas foram incorporadas a esses protocolos para acelerar o design de materiais.

O Grupo de Teoria Quântica de Nanomateriais (QTNano) do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), coordenado pelo professor Juarez Lopes Ferreira Da Silva, desenvolve pesquisas nessa área e no 14 de novembro. abordará as diversas estratégias empregadas pela equipe, para incorporar técnicas de aprendizado de máquina e mineração de dados no projeto de materiais para energia de transição. “Além disso, proporemos estratégias para resolver problemas experimentais para todos os grupos experimentais dentro do Instituto de Química de São Carlos”, informa o pesquisador.

Juarez Lopes Ferreira Da Silva tem formação em Física e desenvolveu estudos na nas áreas de Ciências Naturais e Química, junto ao Instituto Fritz-Haber (Alemanha), ao Centro de Pesquisa de Jülich (Alemanha), à Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha) e ao Centro de Ciência Básica, do Laboratório Nacional de Energia Renovável (EUA).

Ingressou na USP em 2009 e no IQSC em 2012, onde fundou e coordena o QTNano. Coordenador de vários projetos financiados pela FAPESP e CNPq, com destaque para o programa de Ciência Computacional de Materiais e Química, no Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), financiado pela FAPESP e Shell Petróleo Brasil Ltda.

Trabalha na área de Ciência Computacional de Materiais e Química utilizando métodos de primeiros princípios (ab initio) com base na Teoria do Funcional da Densidade para o estudo de superfícies metálicas, adsorção molecular, óxidos, semicondutores, clusters, nanopartículas, etc, e no desenvolvimento de algoritmos para a optimização global da estrutura de nanopartículas.

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas do IQSC-USP.

Agende
“Design Computacional de Materiais: Discussão de Protocolos Desenvolvidos pelo Grupo QTNano”
Prof. Dr. Juarez Lopes Ferreira Da Silva (IQSC-USP)
14/11/2023 (terça-feira), 16h
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1)   anfiteatro “Milan Trsic” do IQSC-USP (último piso superior do edifício Q1)
O seminário será proferido em português e é aberto a todos os interessados.
Inscrições: no site do IQSC

por Sandra Zambon/IQSC com informações do pesquisador