IA, Graduação e Química: desvendando novas possibilidades

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado várias áreas da ciência e tecnologia, e a química não é exceção. Complementando as abordagens tradicionais, os modelos de IA visam acelerar o processo e reduzir os custos associados à pesquisa de novos compostos e materiais, afirma o professor Dr. Marcos Gonçalves Quiles, que proferirá palestra no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP.

“Esta palestra explorará as diversas maneiras pelas quais a IA está sendo aplicada na química e nas ciências dos materiais, desde a predição de propriedades moleculares até a descoberta de novos materiais com propriedades desejadas. Além disso, serão discutidos os principais desafios e limitações atuais do uso da IA neste contexto, bem como as perspectivas futuras”, complementa.

Marcos Quiles é pesquisador no Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e tem interesse nos seguintes temas: computação inspirada na natureza, aprendizado de máquina, redes complexas e suas aplicações em problemas interdisciplinares.

A atividade acontece durante o Workshop que comemora os 50 anos do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP e é organizado pela Comissão de Graduação.

Inscrições – Workshop: clique aqui.
Evento gratuito, aberto aos interessados, com transmissão ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube.
Aos que participarem presencialmente de toda a programação do Workshop será conferido certificado que poderá ser cadastrado como Atividade Acadêmica Complementar.