IA, Graduação e Química: “A Revolução da Ciência de Dados”

Como dados podem ser usados no desenvolvimento de novos fármacos, na modelagem de epidemias, no diagnóstico de doenças e no estudo das mudanças climáticas? A questão será respondida pelo professor Dr. Francisco Aparecido Rodrigues durante o Workshop “Inteligência Artificial, Graduação e Química”, que acontece na segunda-feira (30).

“Vamos explorar o papel fundamental que a Ciência de Dados desempenha na resolução dos maiores desafios globais. Começaremos com uma introdução aos conceitos fundamentais da Ciência de Dados e, em seguida, apresentaremos os métodos mais atuais, demonstrando como podem ser aplicados para extrair conhecimento valioso a partir de grandes conjuntos de dados”, explica o pesquisador.

O palestrante é professor Titular no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos, editor da revista Chaos, Solitons and Fractals (Elsevier), editor Associado da revista Journal of Physics: Complexity (IOP Publishing), editor da revista Journal of Computational Science (Elsevier) e co-editor da revista Europhysics Letters. Suas áreas de interesse incluem redes complexas, estatística, processos estocásticos, aprendizado de máquina, causalidade e Ciência de Dados.

O Workshop comemora os 50 anos do curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP e é organizado pela Comissão de Graduação.

Inscrições – Workshop: clique aqui.
Evento gratuito, aberto aos interessados, com transmissão ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube.
Aos que participarem presencialmente de toda a programação do Workshop será conferido certificado que poderá ser cadastrados como Atividade Acadêmica Complementar.