USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Funcionários e aluno do IQSC se destacam na Volta USP São Carlos

Marcelo, Gislei e Ziom conquistaram o pódio. Fotos: acervo pessoal

Foi realizado no último domingo (1/10) em São Carlos, uma das etapas do Circuito USP de Corrida e Caminhada, a Volta USP São Carlos. Neste evento, dois funcionários técnico-administrativos e um aluno se destacaram na modalidade de percurso de corrida de 6km:

Gislei Aparecida Alchangelo – 1º lugar categoria funcionário feminino
Marcelo Ricardo de Lima – 1º lugar na categoria funcionário masculino
Ziom Drak Souza Silva – 3º lugar na categoria aluno masculino

Os funcionários técnico-administrativos Alexandre Carlos Mazzola, Marcos Antonio Sabino e Sabrina Marucci Rodrigues também participaram da corrida de 6km, completando a prova.   Outra modalidade de participação no evento foi a corrida e caminhada de 3km, da qual também participaram os funcionários técnico-administrativos da Unidade: José Marcelo Timarco e Maria do Carmo Carneiro.

O professor Hamilton Varela, Diretor do IQSC-USP parabenizou os que foram ao pódio: “Parabéns à Gislei, ao Marcelo e ao Ziom pela conquista do pódio! Mantenham o exemplo de desafio pessoal e superação e apliquem-no também nas outras esferas de sua vida. É esta a mentalidade que leva ao sucesso e satisfação pessoal.”

Todos os participantes que completaram a prova receberam medalhas e os três primeiros de cada categoria receberam um troféu.

O Circuito USP é promovido pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) e a Volta USP São Carlos foi realizada pela Prefeitura do Campus USP São Carlos e pelo Centro de Educação Física, Esporte e Recreação (CEFER).

Confira o resultado da Volta USP São Carlos: clique aqui

Inspire-se nesses depoimentos

Gislei Aparecida Alchangelo

Faço atividade física desde muito jovem, mas a corrida mesmo eu iniciei em 2016, quando fui convidada pela Maria do Carmo a participar dos treinos de corridas promovidos pelo Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) de São Carlos, coordenado pela Profa. Gizele de Cássia Martins. Quando a Maria do Carmo me convidou eu não pensei duas vezes, tranquei a minha matrícula na acadêmia e fui treinar no CEFER. Pouco tempo depois de iniciar os treinos eu já estava participando de corridas de rua, junto com outras pessoas do Grupo de corrida “CEFER USP São Carlos”. Me lembro quando a Profa. Gizele me convidou para a primeira corrida de rua e eu disse “Não vou participar porque tenho medo de ficar por último e a ambulância ficar me empurrando”. Acabei indo, venci meu medo e hoje sou apaixonada pela modalidade. Atualmente, já perdi as contas de quantas corridas de rua eu participei.

Os benefícios da corrida vão além do bem-estar físico, é uma terapia para minha mente. Correr é uma forma de eu extravazar o meu estresse, melhorar a minha concentração, promover a circulação sanguínea, acalmar minha mente, reduzir o sintoma de ansiedade, aumentar minha autoconfiança. Enfim, treinar para mim é vida! Posso dizer que sou outra pessoa depois que comecei a treinar corrida de rua.

Meu treinamento é realizado no Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) de São Carlos. Treino três vezes por semana (2ª, 4ª e 5ª), das 18h às 19h, após o meu expediente de trabalho. De 2ª e 5ª faço treino de corrida e de 4ª faço de cross training. Além do treinamento realizado no CEFER faço alguns exercícios localizados em casa mesmo acompanhando o meu esposo e as vezes faço treino corrida de rua com percurso mais longo, junto com meus amigos de treino Flávia Lisboa e Marcos Sabino.

Ao todo já ganhei oito troféus participando de corridas de rua, quatro deles na categoria de funcionária USP, em provas realizadas na Universidade de São Paulo. Meu primeiro troféu eu ganhei na 29ª Volta USP de Bauru em 2019, na categoria 2ª lugar funcionária USP. Nesta prova eu corri meus primeiros 10 km em prova de rua e fiquei muito feliz pelo prêmio. Não só pelo prêmio, mas por ter me desafiado a correr uma prova mais longa e difícil como aquela. No dia 24 de setembro de 2023, na 31ª Volta USP Bauru, conquistei novamente o prêmio na categoria 2ª lugar funcionária USP. No domingo seguinte, 01 de outubro de 2023, estava eu recebendo o troféu de 1º lugar, na categoria funcionária USP, durante a Volta USP São Carlos 2023.

Movimentar nosso corpo é essencial e nos ajuda a clarear nossos pensamentos e a viver melhor. A sensação de bem-estar “pós-corrida” é maravilhoso, uma sensação indescritível. Além da satisfação pessoal em superar o seu próprio limite, tem ainda a motivação do grupo que é contagiante e as amizades que conquistamos. Isso tudo não tem preço. Só quem vive tudo isso pode experimentar dos prazeres de uma atividade individual e ao mesmo tempo coletiva. Agradeço imensamente todo bem que a família “CEFER USP São Carlos” tem me proporcionado ao longo desses anos.

 

Marcelo Ricardo de Lima

Comecei a treinar a prática de corrida no ano de 2020 e após alguns meses, gradativamente e com muito esforço e dedicação, fui aumentando a distância percorrida e surgiu meu primeiro desafio. Minha primeira corrida oficial foi a Volta USP 2020. Ali começou toda minha história de transformação e a sensação de bem-estar a cada superação; sendo para mim um verdadeiro remédio natural para a mente, combatendo a ansiedade e trazendo paz mental e física.

Chegou a pandemia e continuei com treinos isolados. Quando tudo voltou ao normal, retornei às corridas e com o tempo surgiram alguns pódios. Os sentimentos de satisfação, superação e vitória por concluir cada prova independente de classificação conquistada, me deixam feliz.

Nestes 3 anos participei de 30 corridas oficiais, com variações de distância; algumas na região e outras mais conhecidas como por exemplo, a São Silvestre.

Com a prática do esporte aprendi a me superar e conquistar saúde mental e física. Considero todas as corridas importantes mas tenho um carinho especial pela Volta USP pois foi através dela que tudo começou e principalmente agora [2023], conseguindo o local mais alto do pódio. “O que não te desafia, não te transforma” [autor desconhecido].

 

Ziom Drak Souza Silva

Levei uma vida sedentária até meus 23 anos quando na graduação em Licenciatura em Química em 2017 meu ex coordenador de curso e professor, Leandro N.C. Máximo, apresentou a corrida de rua para minha turma ao organizar a Volta Urutaí nas dependências do Instituto Federal Goiano Campus-Urutaí (GO). Apesar do treinamento pouco consistente, eu consegui correr os 7km do circuito. Sonhando com o prêmio em dinheiro participei em 2018 e 2019 com meus amigos de turma, mas não consegui podium.

Acabei por abandonar as corridas na pandemia e em 2022 já matriculado no Mestrado em Química Inorgânica e Analítica no IQSC resolvi treinar para a 4a Volta Urutaí e consegui um quinto lugar na minha faixa etária. Feliz com o resultado, entendi que a chave pro sucesso era a disciplina e técnica dos treinos.

Procurei por uma equipe em São Carlos e encontrei o Atletismo CAASO, escolhi ser da equipe fundista nos 5000 metros, ao conquistar uma medalha de ouro no CaipirUSP 2022 abracei a modalidade. Desde então sinto na pele o desafio de conciliar a vida de bancada de um mestrando em química e o compromisso dos treinos de academia e corrida de um atleta universitário.

Sou corredor regular a 1 ano e 2 meses e para aqueles que desejam correr, recomendo respeitar o tempo de adaptação do corpo para evitar lesões. Corram pelo prazer de se desafiar e busquem informação quanto aos tipos de treinos e fortalecimento muscular.

por Sandra Zambon/IQSC
Atualizado em 11/10/2023