Colóquios do IQSC: abordagem multidisciplinar contribui para a alimentação humana e aditivos para nutrição animal

O “Colóquios do IQSC” desta sexta-feira (25/8) será apresentado pelo professor Daniel Rodrigues Cardoso, do Grupo de Química Inorgânica e Analítica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), demonstrando os avanços na pesquisa que desenvolve na área de nutrição.

Segundo o pesquisador, serão apresentadas pesquisas focando o desenvolvimento de novos ingredientes e aditivos funcionais que se destacam não apenas pelo seu valor nutricional, mas também por suas qualidades sensoriais, estabilidade e funcionalidade, orientados pelo conhecimento mecanístico das transformações físico-químicas de alimentos ou rações animais e enriquecidos por insights provenientes da análise metabolômica. “Essa abordagem multidisciplinar tem o potencial de gerar ingredientes inovadores e novas técnicas de processamento que atendem às exigências nutricionais específicas, ao mesmo tempo em que promovem uma melhoria na saúde geral”, informa.

Daniel Rodrigues Cardoso atuou como Professor Assistente na Faculty of Life Sciences na University of Copenhagen, Dinamarca, junto ao Food Chemistry Group. Atuou em diversos cargos junto à diretoria da Divisão de Alimentos e Bebidas da Sociedade Brasileira de Química. É membro do Comitê de Boas Práticas em Pesquisa e Presidente da Comissão de Pesquisa, ambos do IQSC-USP. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química de Alimentos, Fotoquímica e Química Inorgânica.

A série Colóquios do IQSC tem caráter informal e propõe o livre debate sobre a atividade de pesquisa dos cientistas do IQSC-USP.

Agende:
“Integração da fenotipagem nutricional e físico-química no desenvolvimento de novos ingredientes funcionais para alimentação humana e aditivos para nutrição animal”
Prof. Dr. Daniel Rodrigues Cardoso (IQSC-USP)
25/08/2023 (sexta-feira) – 16 horas
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do Q1) na área 1 do campus USP
Aberto a todos os interessados
Inscrições: no site do IQSC

por Sandra Zambon/IQSC, com informações do Prof. Daniel R. Cardoso