Astropartículas e a Química do Universo

Nosso planeta é bombardeado constantemente por partículas elementares e núcleos atômicos vindos do Cosmos. As astropartículas chegam na Terra trazendo informação dos objetos que as criaram e também do caminho percorrido. Algumas destas astropartículas tem energia muito superior às alcançáveis com a tecnologia humana e são utilizadas também para estudos sobre o comportamento fundamental da matéria.

Foto: IFSC-USP

O pesquisador Luiz Vitor de Souza Filho, Coordenador do Grupo de Astrofísica de Partículas do Instituto de Física de São Carlos – USP, abordará o assunto em seminário que profere nesta quarta-feira (18) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). “Neste seminário, explicarei como medimos e estudamos essas partículas com base no funcionamento de dois observatórios que somos membros: Observatório Pierre Auger e Observatório CTA. Discutiremos como o estudo das astropartículas contribuem para nosso conhecimento sobre a formação dos núcleos atômicos e consequentemente da química na Terra”, informa.

O evento integra a programação da SEMAQ – Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” do IQSC-USP, que também comemora os 50 anos do curso de Bacharelado em Química da Unidade.

Agende:
“Astropartículas e a Química do Universo”
Prof. Dr. Luiz Vitor de Souza Filho (IFSC-USP)
18/10/2023, às 09h30
anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1)
Av. Trabalhador São-Carlense, 400 – área 1 do campus USP
Evento presencial com transmissão ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube.
Inscrição: clique aqui
Os participantes presenciais receberão certificado.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon, com informações do pesquisador