Química às 16h: a nova fase da biologia molecular

Cada célula é um universo de atividades coordenadas e que abrigam uma variedade de estruturas internas, denominadas organelas. Algumas dessas organelas se formam sem a necessidade de membranas, agrupando-se em gotículas com propriedades líquidas devido a um fenômeno chamado “Separação de Fase Líquido-Líquido” (LLPS, em inglês). Estas gotículas são locais de reações bioquímicas específicas essenciais para a célula. Por exemplo, elas podem concentrar proteínas e RNA para determinadas reações biológicas, ou isolar moléculas que poderiam ser prejudiciais à célula. “Exemplos de novas funcionalidades celulares em que a LLPS desempenha um papel importante estão sendo descobertas a cada dia, motivo pelo qual esse campo de pesquisa é agora considerado uma “nova fase” da biologia molecular”, informa o professor Dr. Luis Felipe Santos Mendes.

Foto: IFSC/USP

No dia 25 de outubro o pesquisador abordará o assunto em seminário que profere no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP. Durante o evento “revisarei nossas descobertas atuais sobre a alta prevalência de regiões intrinsecamente desordenadas nas proteínas da matriz de Golgi e como isso se correlaciona com sua propensão a formar condensados líquidos por LLPS em ambientes relevantes”, explica.

Luis Felipe Santos Mendes é responsável por laboratório que integra o Grupo de Biofísica e Biologia Estrutural “Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, empregando múltiplas abordagens espectroscópicas e bioquímica para elucidar questões biológicas fundamentais.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas; a coordenação é feita pelos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Agende:
“Desordem intrínseca e condensação líquida de proteínas: a nova “fase” da biologia molecular”
Prof. Dr. Luis Felipe Santos Mendes (IFSC-USP)
25/10/2023, 16h, anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1) do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Presencial. Aberto aos interessados.
Inscrições e outras informações: clique aqui.

Notícia cadastrada por Sandra Zambon, com informações do pesquisador