Pesquisadores do IQSC são selecionados no Programa Fellowship AgTech Garage 2022

Envolvimento prévio com a inovação. Este foi um dos critérios que levou os professores Emanuel Carrilho e Ubirajara Pereira Rodrigues Filho, ambos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), à lista de selecionados no Programa Fellowship AgTech Garage 2022.

O objetivo do Programa é “promover a aproximação da Academia com a comunidade de inovação do hub, formada por parceiros corporativos, produtores rurais e startups de base tecnológica”, em duas categorias: fellowship cerrado e fellowship pesquisadores – na qual os docentes do IQSC-USP se enquadram.

Foto: acervo pessoal

Emanuel Carrilho coordena o Grupo de Bioanalítica, Microfabricação e Separações (BioMicS).  Foi o principal incentivador da criação de duas startups dirigidas por seus ex-alunos e da instalação do primeiro Polo do Inova USP no interior do estado de São Paulo.

Projetos principais de inovação voltada para o agronegócio e ciências agronômicas:
– Análise metabolômica e proteômica da morte súbita de citrus, envolve diagnóstico molecular e ajuda na compreensão dos mecanismos de ação da doença.
– Análise multi ômica envolvendo alimentos e plantas: bactérias fixadoras de nitrogênio em leguminosas, uvas vinícolas e vinho (tinto e espumantes), goiaba (fertilização) e cabras (genética).
– Agricultura de precisão de baixo custo para pequenos produtores: desenvolvimento de testes químicos de baixo custo e análise digital in loco.

Foto: acervo pessoal

Ubirajara Pereira Rodrigues Filho coordena o Grupo de Química de Materiais Híbridos e Inorgânicos (GQMatHI), primeiro a preparar biomaterial que poderá ser empregado como filme  para revestir a superfície de um implante ou ainda ser utilizado como membrana para curativos de feridas crônicas”  e  utilizou a celulose bacteriana de forma inédita, no desenvolvimento de tecnologias para a descontaminação da água, segundo nos informou em entrevistas.

Projetos principais:
– Uso de CO2 para produzir filmes híbridos antimicrobianos, para aproveitar o CO2 emitido para produzir filmes com atividade bactericida ou fungicida.
– Fotocatalisadores de Semicondutores, desenvolve fotocatalisadores para degradar poluentes, em especial corantes da indústria têxtil.
– Foto-absorção de potássio e metais alcalinos, para uso de energia solar acoplada a óxidos semicondutores para captura de íons potássio, lítio e césio.

A AgTech Garage mapeou 107 acadêmicos e 21 foram selecionados para a categoria fellows pesquisadores; 66 foram mapeados e 10 foram selecionados para a categoria fellows cerrado.

por Sandra Zambon/Assessoria de Comunicação IQSC