USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Professor do IQSC participa de live sobre empreendedorismo

Qual a importância e o papel da universidade pública no fomento e estímulo ao empreendedorismo de jovens estudantes? Esse foi um dos temas abordados durante live realizada nesta quinta-feira (02) pelo programa online Empreende Talks, que teve como convidado o professor Emanuel Carrilho, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP. 

Durante o bate-papo, o docente falou sobre o ecossistema de inovação da cidade e as iniciativas promovidas não somente no Campus de São Carlos, mas por toda a USP. Dentro desse universo, ele contou ainda como suas experiências e estudos no exterior contribuíram para o depósito de diversas patentes e a abertura de novas empresas de base tecnológica. Na Universidade, Emanuel sempre foi um grande incentivador de seus alunos quando o assunto é empreendedorismo, estimulando os jovens a abrirem suas próprias startups a partir de ideias que nascem com a realização das pesquisas. Um exemplo é a empresa Prothera Biotecnologia, que desenvolve produtos para a área de diagnósticos e foi criada por ex-alunas do IQSC orientadas pelo docente. 

Emanuel também foi um dos envolvidos na criação do primeiro polo do Inova USP no interior do Estado de São Paulo, inaugurado em setembro de 2021. Idealizado para ser um centro de pesquisa interdisciplinar voltado à inovação, o Inova USP abrigará os projetos de pesquisas inovativas feitas em colaboração com cientistas do campus e empresas. Também haverá uma incubadora de empresas para as startups criadas pelos próprios alunos ou vindas da sociedade, fomentando ideias e um ambiente de estímulo ao empreendedorismo de estudantes, facilitando a cooperação com setores produtivos. 

Para conferir a live completa desta quinta-feira, acesse o link


Mais Informações

Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
E-mail: jornalismo@iqsc.usp.br