O uso de máscaras nas dependências do IQSC é obrigatório

O uso obrigatório de máscaras nas dependências do Instituto de Química de São Carlos foi instituído em junho de 2020 através da Portaria IQSC 1720 de 2020.

A determinação vai ao encontro do Plano São Paulo e também está alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e autoridades sanitárias como uma das medidas de proteção necessárias para evitar o contágio com o coronavírus da covid-19.

Contudo, para ser eficiente, é necessário que ela cubra o nariz, a boca e fique ajustada sob o queixo, além da necessária observação às seguintes orientações:
– não compartilhe sua máscara;
– evite tocá-la durante o período de uso;
– troque-a em caso de sujeira ou umidade;
– manuseie a máscara pelos elásticos ou tiras, sem tocar na parte da frente;
– lave bem as mãos antes de colocá-la ou removê-la;
– ao retirar, armazene em saco plástico até a higienização ou descarte.

O Instituto Butantan orienta que “as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada” e acrescenta que “usar máscaras e manter o isolamento social será importante tanto para você se proteger, caso seja parte da minoria das pessoas em que a vacina não gerará efeito imunizante, quanto para proteger outras pessoas”.

Por Comunicação IQSC
Imagem: Pixabay CCO