Simpósio recebe inscrições: USP Políticas Públicas para o Combate à Fome

A Universidade de São Paulo (USP) promove, no dia 12 de maio, quarta, das 9 às 12 horas, o simpósio Políticas Públicas para o Combate à Fome. O encontro é gratuito, online e aberto a todos os interessados, com emissão de atestado para os previamente inscritos que registrarem sua participação durante a transmissão.

Uma das várias consequências sociais da pandemia de covid-19, a fome volta a impactar o Brasil com força. Estima-se que o problema já atinja pelo menos 19 milhões de pessoas e que 55% dos domicílios têm algum aspecto de insegurança alimentar. Com a crescente migração de pessoas da classe C para as classes D e E, o cenário tende a se agravar ainda mais. Por isso, ações assistenciais são emergenciais e imediatas, mas é necessário também que se estabeleçam políticas públicas efetivas para atacar o problema e impedir seu crescimento.

O evento, que é realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA), reúne pesquisadores atuantes no assunto para troca de experiências e apresentação de projetos que podem contribuir para ações efetivas e duradouras. A proposta é que todos os participantes possam conhecer diversas iniciativas em curso nas áreas da Saúde Pública, Agricultura Sustentável, Engenharia de Alimentos, do Ambiente e nas Ciências Sociais e assim promover um debate público sobre as graves consequências da desnutrição e da fome.

A iniciativa vem ao encontro da responsabilidade da USP na busca por melhorias da qualidade de vida, da saúde e alimentação saudável para toda a população e se une à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente ao Objetivo 2: Fome – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável”.

Acesse a programação e outras informações clicando aqui.

Por PRCEU