USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Metodologia permite síntese rápida e direta de aminoácidos

clique duas vezes para acessar o artigo

Pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP desenvolveram uma metodologia que permite uma síntese rápida e direta de aminoácidos derivados da fenilglicina, na sua forma enantioenriquecida.

Com esse método, uma série de compostos, que apresentam importantes atividades biológicas, poderão ser preparados em poucas etapas na sua forma enantiopura, conforme ilustrado no trabalho.

O trabalho foi publicado na revista Chemical Science da RSC e envolveu o doutorando Lucas Furniel e o pós-doutorando Dr. Radell Echemendía, ambos orientados pelo professor Doutor Antonio Carlos Bender Burtoloso, Coordenador do Grupo de Síntese Orgânica.

Este trabalho utiliza como precursores da síntese, ilídeos sulfoxônios, uma classe de compostos bastante atraente do ponto de vista industrial (sólidos cristalinos e de alta estabilidade).

clique duas vezes para acessar o artigo

Cabe ressaltar que o próprio grupo de pesquisa também relatou ano passado a primeira reação de inserção enantiosseletiva a partir desta classe de compostos, sendo o trabalho publicado na revista Angewandte Chemie em uma edição especial que celebrou o fascículo de número 1.500 da revista. Este trabalho envolveu, como primeira autora, uma pós-doutoranda do programa, a Doutora Patrícia Momo.

Este último trabalho teve a participação também de dois colaboradores internacionais do professor Burtoloso, a professora Anita Mattson (Worcester Polytechnic Institute, Estados Unidos) e o professor Matthew Grayson (University of Bath, Reino Unido).


Texto: Antonio Carlos Bender Burtoloso