Workshop P.A.E. apresenta resultados do segundo semestre

No dia 29 de novembro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP realiza a edição semestral do Workshop PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.

O Programa foi criado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, visando aprimorar a formação dos alunos para o exercício da atividade didática de graduação. O estágio é dividido em duas etapas: a preparação pedagógica e o estágio supervisionado em docência. Ao final de cada etapa semestral, o aluno passa pela avaliação da Comissão do Programa.

Participam dessa edição do Workshop todos os pós-graduandos do IQSC que realizaram estágio supervisionado no segundo semestre de 2019. A proposta é apresentar os trabalhos realizados e os resultados obtidos, fomentando discussão com avaliadores, a comunidade, e com os próprios alunos do programa.

Programação

10 horas – palestra “Educação, Química e Bio-economia circular” com a pesquisadora Vânia Gomes Zuin, da Universidade Federal de São Carlos. Local: anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.  A palestra também será transmitida pelo canal do Instituto de Química de São Carlos no Youtube
14 horas – exposição e avaliação dos pôsteres. Local: saguão térreo do edifício Q1
15h30 – coffee break
16 horas – exposição dos pôsteres, com livre circulação por parte dos expositores
17 horas – votação dos alunos e entrega dos certificados

A participação em toda a programação é aberta a todos os interessados gratuitamente. As inscrições para a palestra devem ser formalizadas clicando aqui.

Palestra

Segundo a convidada, “uma das chaves para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas é introduzir novas estratégias pedagógicas nos currículos universitários, com o objetivo de promover pensamento e ações críticas dos profissionais em formação”.    Dessa forma, “o objetivo desta apresentação é discutir a inclusão da química verde e sustentável com base em uma estrutura de pensamento sistêmica em um tema global (escala global, impacto local), com foco em biorrefinaria e bio-economia circular”, acrescentou.

A pesquisadora é membro da comissão científica editorial da publicação “Contribuições da pós-graduação brasileira para o desenvolvimento sustentável: Capes na Rio +20 e, desde 2012, integra o Subcommittee on Green Chemistry da IUPAC, além de outros cargos em organismos nacionais e internacionais relacionados à Química e Educação, Ciência do Ambiente e Química Verde. Recebeu vários prêmios científicos nacionais e internacionais, incluindo o título de Fellow da Royal Society of Chemistry em 2015 (FRSC) e o de Honorary Visiting Fellow do Senado da University of York (Reino Unido), onde atua como professora e pesquisadora visitante junto ao Green Chemistry Centre of Excellence, desde 2014

Exposição dos trabalhos

A partir das 14 horas, no saguão térreo do edifício Q1, acontece a exposição dos pôsteres correspondentes ao trabalho realizado pelos pós-graduandos. É quando os alunos interagem com o público presente e também com os avaliadores designados pela Comissão Coordenadora do PAE.

O momento para interação entre os alunos e discussão dos trabalhos entre si, acontece das 16 às 17 horas, quando o processo favorece a autoavaliação e permite que os alunos elejam, entre si, o melhor trabalho apresentado.

O evento é organizado pela Comissão Coordenador do PAE-IQSC, presidida pelo professor Antonio Carlos Bender Burtoloso.

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1 – campus USP
Contato: pae@iqsc.usp.br ou (16) 3373-9909

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)