Outras Técnicas para Remoção de Contaminantes Emergentes

Algumas moléculas apresentam baixas taxas de remoção mesmo frente a Processos Oxidativos Avançados, tornando útil e necessária a combinação de outras técnicas de remoção. Foto: Pedro Barrenha (IQSC)

Desde a década de 70 do século XX, a ciência vem criando a ritmo acelerado novas moléculas e produtos visando o aumento da qualidade de vida humana. Porém, tais compostos, que vão de fármacos e cosméticos até plastificantes e conservantes, mostraram ser um problema ao serem descartados em corpos hídricos, principalmente por muitas vezes se tratarem de compostos recalcitrantes e que não são completamente removidos nas estações de tratamento de efluentes (ETEs).

“A utilização de Processos Oxidativos Avançados (POAs) vem mostrando bons resultados, mas algumas moléculas apresentam taxas de degradação muito baixas ou geram produtos com maior toxicidade”, informa Pedro Ivo Isá Barrenha.

Durante o seminário que profere na segunda-feira, dia 17, às 9 horas, no Instituto de Química de São Carlos – (IQSC), Pedro Barrenha mostrará que a combinação ou acoplamento de POAs com outras técnicas (micro-ondas, lodos ativados, sonólise) são opções que apresentam uma melhor eficiência na degradação de uma série de moléculas tidas como contaminantes emergentes.

O palestrante graduou-se Bacharel em Química com ênfase em Gestão de Qualidade, no IQSC-USP; em 2015 concluiu o mestrado na Universidade Federal de São Carlos, na área de Química Analítica, com ênfase em questões ambientais, atuando na determinação de nutrientes em corpos aquáticos. Desenvolve seu doutorado em Química Analítica e Inorgânica, com foco na degradação de contaminantes emergentes através de Processos Oxidativos Avançados (POA), sendo orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Bessa Azevedo, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais (DTAmb). Possui experiência em técnicas de espectrofotometria, cromatografia líquida (cromatografia iônica), análise por injeção de fluxo e validação de metodologias.

Seminário
“Acoplamento/Combinação de Processos Oxidativos Avançados a Outras Técnicas para Remoção de Contaminantes Emergentes”
Pedro Ivo Isá Barrenha (doutorando junto ao IQSC-USP)
17/07/2017 – segunda-feira, 9 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Aberto aos interessados, com inscrições gratuitas.
Contato: (16) 3373-9909 ou 3373-8272

texto: Pedro Barrenha (IQSC) e Sandra Zambon, Comunicação IQSC