Lignina: solução de origem renovável para síntese de resinas fenólicas

Na síntese das resinas fenólicas é usado reagente de origem fóssil, portanto esgotável. Entretanto, é possível substituir parcial ou totalmente este reagente por outro, de origem renovável, baseado em lignina. É o que mostra a pesquisa de Gleyciara Cavalcante, que afirma “estas novas resinas podem ser usadas na preparação de compósitos de matriz termorrígida, reforçados por fibras lignocelulósicas, gerando materiais com características que viabilizam aplicações diversificadas”.

A lignina é uma macromolécula presente em fibras lignocelulósicas, tais como bagaço de cana-de-açúcar, fibra de coco e fibra do mesocarpo do dendê; é um subproduto de biorrefinarias e pode ser extraída através de vários processos em que solventes orgânicos são usados, gerando ligninas mais puras e livres de enxofre”, complementa.

A pesquisadora abordará o tema “Valorização da macromolécula de lignina: da extração à aplicação” em seminário no dia 24 de fevereiro de 2017, às 10h, no anfiteatro B do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – USP.

A pesquisadora

Francisca Gleyciara Cavalcante Pinheiro é tecnóloga em processos químicos formada pelo Instituto Federal do Ceará e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFCE).

Extração de lignina da fibra do mesocarpo de dendê, aplicação de diferentes ligninas na síntese de resinas fenólicas posteriormente aplicadas em compósitos reforçados por fibras lignocelulósicas, são temas de seu trabalho de doutorado em Química no IQSC-USP, sob orientação da Profa. Dra. Elisabete Frollini (IQSC-USP), com a colaboração de Prof. Dr. Renato Carrhá Leitão (Embrapa Agroindústria Tropical).

Seminário

“Valorização da macromolécula de lignina: da extração à aplicação”
Francisca Gleyciara Cavalcante Pinheiro (pós-graduanda junto ao IQSC-USP)
24/02/2017 – sexta-feira, 10h, anfiteatro B do IQSC-USP