Integração marcará o primeiro dia da programação da Semana dos Calouros no IQSC

O envolvimento de servidores docentes e não docentes e dos alunos do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, desde a elaboração e planejamento da programação até o acompanhamento das atividades programadas garante que os calouros do IQSC terão um acolhimento caloroso e responsável, permeado por transmissão de valores de excelência, solidariedade e humanismo.

Campanha no IQSC iniciou bem antes da matrícula dos calouros

Embora a Semana de Recepção dos Calouros aconteça formalmente durante a primeira semana de aula (de 6 a 10 de março), a Comissão Organizadora do IQSC programa atividades que se iniciam na matrícula do calouro e se prolongam durante todo o primeiro semestre do curso. Enfoque especial foi dado na prevenção da violência, com o lançamento da Campanha de Conscientização contra o Trote Violento, entendido como qualquer forma de obrigar o outro a fazer o que não quer.

Recepção e integração conjunta

Durante a matrícula dos calouros a integração ocorreu focada na família. A conversa entre pais, professores, funcionários e alunos da unidade, teve o objetivo de informar sobre as atividades programadas para a recepção e também das várias oportunidades que a Instituição oferece. “Nossa preocupação em fazer com que os calouros e seus pais se sintam bem-vindos”, afirmou o Presidente da Comissão Organizadora, Prof. Dr. Júlio César Borges.

O Engenheiro Elétrico/Eletrônico Celso de Oliveira Borges de Indaiatuba – SP, afirmou que o ingresso da filha Letícia no curso de Bacharelado em Química foi “a realização de um sonho” e de um trabalho que começou no ensino fundamental e se intensificou no ensino médio.

Matrícula no IQSC: organização e respeito

Sobre como se sentia em relação a essa nova fase de sua vida Ana Paula Oliveira da Silva, de Sumaré – SP, afirmou “tô nervosa porque é novo e bem diferente” e completou “espero que seja difícil no começo mas espero muitas oportunidades para aprender na prática o que virá depois da graduação”. Disse que optou pelo curso de Química porque foi a matéria com a qual mais se identificou durante o ensino médio e “a escolha do IQSC foi porque colegas vieram estudar na USP em São Carlos e falaram bem do curso e do povo acolhedor da cidade”.

No dia 06 de março de 2017, a partir das 08h, no Salão de Eventos do Campus, autoridades universitárias como o Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes e os Diretores das diversas unidades do campus, recepcionarão os calouros de todos os cursos do campus que na sequência, conhecerão os veteranos do campus em atividade no Salão de Esportes.

A partir das 11h e durante toda a tarde, os alunos do IQSC realizarão atividades na Unidade, com a participação de Grupos que compõem a diversidade cultural do nosso Campus, como o Nuances, o Coletivo de Mulheres e o Coletivo Negro Elza Soares e também conhecerão o Centro de Convivência da Química e sua diretoria.

O Nuances/CAASO – Coletivo de Diversidade Sexual e de Gênero foi criado em fevereiro de 2015 e tem o objetivo acolher e integrar a comunidade LGBT+ do campus, bem como promover ações em conjunto com outras entidades sociais. O Coletivo de Mulheres do CAASO e Federal foi criado em 2009 e seu objetivo é promover a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres. O Coletivo Negro Elza Soares objetiva combater o racismo e promover a igualdade racial.

O Centro de Convivência da Química (CCQ)  é a Secretaria Acadêmica (SA) que representa os alunos do Bacharelado em Química do IQSC junto ao CAASO e para encerrar o dia, seus integrantes organizam uma mostra de manifestações artísticas de alunos do IQSC, seguida de uma atividade gastronômica na sede do CCQ.

Confira a programação completa aqui

Texto e fotos: Sandra Zambon, Comunicação IQSC