Ciclo de Palestras de Graduação discutirá cromatografia e eletroquímica

O Ciclo de Palestras da Graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece duas palestras de pesquisadores da casa.

Na segunda-feira, dia 30 de novembro, às 10 horas, o Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças falará sua visão pessoal sobre a evolução das técnicas cromatográficas. No dia 07 de novembro, às 17 horas, o Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli abordará o tema “Geração limpa e eficiente de energia elétrica em células a combustível”.

As atividades são abertas a todos os interessados e serão realizadas no anfiteatro A. A organização do Ciclo de Palestras é do Prof. Dr. Ubirajara Pereira Rodrigues Filho.

Os palestrantes

Fernando Lanças é Professor Titular junto ao IQSC, tendo como grande área de atuação: técnicas de preparo de amostras, separação cromatográfica e acoplamento destas com espectrometria de massas. Desenvolve novos materiais para técnicas de separação (grafeno e derivados, líquidos iônicos, MIPs, ciclodextrinas modificadas). É membro do corpo editorial e revisor de vários periódicos internacionais. É autor de livros na área de cromatografia, sendo que em 2016 a Editora Átomo lançou a segunda edição de seu livro “Cromatografia Líquida Moderna HPLC/CLAE”.

A principal ênfase do grupo CROMA tem sido na área de técnicas cromatográficas de alta resolução, técnicas eletroforéticas e técnicas cromatográficas acopladas a outras técnicas de separação e métodos espectroscópicos. Os desenvolvimentos alcançados têm sido aplicados às áreas de combustíveis alternativos, meio ambiente, alimentos e saúde pública. Participam dos trabalhos, além dos docentes do grupo, técnicos, alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. O grupo presta serviços a entidades governamentais e mantém convênio com várias empresas.

Edson Ticianelli é professor Titular do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP onde foi diretor no período de 2006 a 2010. É membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) desde 2012 e da Academia Brasileira de Ciências desde 2013. Em 2015 foi homenageado durante o XX Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica – SIBEE. Integra o Grupo de Eletroquímica e Eletroanalítica do IQSC, onde se dedica ao estudo de oxidação de hidrogênio, redução de oxigênio, célula a combustível, bateria níquel-hidreto, eletrocatálise, eletrocatalisadores dispersos e eletrodo de hidreto metálico.

O foco principal das atividades realizadas pelo pesquisador é relacionado ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia das células a combustível, que são geradores eletroquímicos de energia elétrica a partir de energia química, que poluem minimamente o meio ambiente e operam com alta eficiência.

Outras informações:
Fernando Lanças – http://lattes.cnpq.br/3462216438517585
Edson Ticianelli – http://lattes.cnpq.br/0706356412303657

Ciclo de Palestras da Graduação
“Uma visão pessoal a respeito da evolução das técnicas cromatográficas”
Prof. Dr. Fernando Mauro Lanças (IQSC)
30/10/2017, 10 horas, anfiteatro A do edifício Q1 do IQSC
“Geração limpa e eficiente de energia elétrica em células a combustível”
Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli (IQSC-USP)
07/11/2017, 17 horas, anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos