USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

USP implanta Escritório da ONU no campus de São Paulo

"Apoiamos entusiasticamente essa iniciativa, que consolida nossa visão, que tem sido um lema de nossa gestão, de que é preciso derrubar muros e construir pontes com a sociedade", afirmou o reitor Marco Antonio Zago, durante a cerimônia - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Este é o primeiro escritório regional do Programa Cidades do Pacto Global na América Latina e contribuirá para o avanço da Agenda 2030.

Foi inaugurado na USP, no dia 24 de outubro, o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU. Este é o primeiro escritório do programa – acordo humanitário entre empresas, organizações da sociedade civil e demais instituições de todo o mundo, coordenado pela ONU – na América Latina e está localizado no prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus de São Paulo.

(Da esq.p/dir.) A representante no Brasil do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Rosane de Souza; a superintendente da SGA, Patrícia Iglecias; a diretora adjunta do Programa da ONU, Elizabeth Ryan; e o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e professor da Escola Politécnica, Antonio Mauro Saraiva – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Com a implantação do escritório e em parceria com Secretariado Internacional do Programa, sediado no Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), a USP passa a contribuir para o avanço da Agenda ONU dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030. Isso será feito por meio da facilitação de projetos com governos, sociedade civil, setores privados, academia e agências da ONU; da colaboração de amplo espectro para que se viabilize o acesso a fundos próprios de financiamento para projetos que contribuam com essa agenda; e da troca de conhecimento científico e cooperação em todos os níveis.

“Dentre os muitos desafios que temos hoje, a troca dos conhecimentos científicos e práticos voltados para a proteção do meio ambiente é algo que une a necessidade de um trabalho do ponto de vista da gestão pública e privada. Portanto, para nós, é uma alegria a abertura deste Escritório, que vai propiciar um trabalho nesse sentido, colocando os setores público e privado e a academia pensando e trabalhando conjuntamente em soluções para os municípios, no âmbito da América Latina. Temos aqui uma oportunidade para avançar na Agenda ONU 2030”, destacou a superintendente de Gestão Ambiental da Universidade e coordenadora do Escritório, Patrícia Faga Iglecias Lemos, na cerimônia de inauguração.

A diretora adjunta do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Elizabeth Ryan, afirmou que a base do projeto está na colaboração entre o setor privado, a sociedade civil e as entidades públicas e destacou que “há uma vantagem muito grande em ter uma universidade como a USP como âncora do programa pelo valor acadêmico agregado”.

Para o reitor Marco Antonio Zago, o programa da ONU “é baseado nos problemas que vivem as cidades. Atualmente, 85% da população brasileira é urbana e, nas grandes cidades, os problemas se multiplicam. Apoiamos entusiasticamente essa iniciativa, que consolida nossa visão, que é a temática desta gestão na Universidade, de que é preciso derrubar muros e construir pontes com a sociedade”. O dirigente salientou que esse programa servirá de modelo para “reforçar a missão da USP em ser um hub para a convergência de diferentes redes e atividades, inclusive do ponto de vista das relações acadêmicas internacionais”.

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg; o presidente da Rede Brasil do Pacto Global, Carlos Pereira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo; a assessora especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo, Ana Paula Fava; além de dirigentes, alunos e professores da Universidade e representantes de instituições governamentais.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.