USP implanta Escritório da ONU no campus de São Paulo

"Apoiamos entusiasticamente essa iniciativa, que consolida nossa visão, que tem sido um lema de nossa gestão, de que é preciso derrubar muros e construir pontes com a sociedade", afirmou o reitor Marco Antonio Zago, durante a cerimônia - Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Este é o primeiro escritório regional do Programa Cidades do Pacto Global na América Latina e contribuirá para o avanço da Agenda 2030.

Foi inaugurado na USP, no dia 24 de outubro, o Escritório Regional do Programa Cidades do Pacto Global da ONU. Este é o primeiro escritório do programa – acordo humanitário entre empresas, organizações da sociedade civil e demais instituições de todo o mundo, coordenado pela ONU – na América Latina e está localizado no prédio do Centro de Difusão Internacional (CDI), no campus de São Paulo.

(Da esq.p/dir.) A representante no Brasil do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Rosane de Souza; a superintendente da SGA, Patrícia Iglecias; a diretora adjunta do Programa da ONU, Elizabeth Ryan; e o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa e professor da Escola Politécnica, Antonio Mauro Saraiva – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Com a implantação do escritório e em parceria com Secretariado Internacional do Programa, sediado no Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), a USP passa a contribuir para o avanço da Agenda ONU dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030. Isso será feito por meio da facilitação de projetos com governos, sociedade civil, setores privados, academia e agências da ONU; da colaboração de amplo espectro para que se viabilize o acesso a fundos próprios de financiamento para projetos que contribuam com essa agenda; e da troca de conhecimento científico e cooperação em todos os níveis.

“Dentre os muitos desafios que temos hoje, a troca dos conhecimentos científicos e práticos voltados para a proteção do meio ambiente é algo que une a necessidade de um trabalho do ponto de vista da gestão pública e privada. Portanto, para nós, é uma alegria a abertura deste Escritório, que vai propiciar um trabalho nesse sentido, colocando os setores público e privado e a academia pensando e trabalhando conjuntamente em soluções para os municípios, no âmbito da América Latina. Temos aqui uma oportunidade para avançar na Agenda ONU 2030”, destacou a superintendente de Gestão Ambiental da Universidade e coordenadora do Escritório, Patrícia Faga Iglecias Lemos, na cerimônia de inauguração.

A diretora adjunta do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Elizabeth Ryan, afirmou que a base do projeto está na colaboração entre o setor privado, a sociedade civil e as entidades públicas e destacou que “há uma vantagem muito grande em ter uma universidade como a USP como âncora do programa pelo valor acadêmico agregado”.

Para o reitor Marco Antonio Zago, o programa da ONU “é baseado nos problemas que vivem as cidades. Atualmente, 85% da população brasileira é urbana e, nas grandes cidades, os problemas se multiplicam. Apoiamos entusiasticamente essa iniciativa, que consolida nossa visão, que é a temática desta gestão na Universidade, de que é preciso derrubar muros e construir pontes com a sociedade”. O dirigente salientou que esse programa servirá de modelo para “reforçar a missão da USP em ser um hub para a convergência de diferentes redes e atividades, inclusive do ponto de vista das relações acadêmicas internacionais”.

Também estiveram presentes à cerimônia o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg; o presidente da Rede Brasil do Pacto Global, Carlos Pereira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo; a assessora especial para Assuntos Internacionais do Governo de São Paulo, Ana Paula Fava; além de dirigentes, alunos e professores da Universidade e representantes de instituições governamentais.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP

Notícia cadastrada por SANDRA APARECIDA ZAMBON DA SILVA