USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Pró-Reitora de Cultura e Extensão visita o IQSC e conhece projetos

Profa. Maria Olímpia (CCEx-IQSC, de azul) Hamilton Varela (Vice-Diretor do IQSC), Emanuel Carrilho (Diretor do IQSC), Maria Aparecida Machado (Pró-Reitora de CCEx-USP), Sérgio de Carvalho (TUSP), Cláudia Alves Fabiano (TUSP), David Sperling (CCEx-IAU), Margarida Kunsch (Pró-Reitora de CCEx Adjunta), Tomaz Catunda (CCEX-IFSC), Edson Santiago (Centro Cultural), Angela Giampedro (Centro Cultural), Rosane Aranda (Assessora do Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão do Campus), Eduardo Asada (CCEx-EESC) e Moacir Ponti (CCEx-ICMC). Foto: Divulgação IQSC

No dia 24 de setembro de 2018, segunda-feira última, o campus USP São Carlos recebeu a visita da Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, e da Pró-Reitora Adjunta, professora Margarida Maria Krohling Kunsch, para reunião com o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos e visita às unidades.

Na visita ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC), a Pró-Reitora foi recebida pelo Diretor, professor Emanuel Carrilho, e pela presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária, professora Maria Olímpia de Oliveira Rezende, que apresentou os programas e projetos desenvolvidos e em andamento pela CCEx, dando destaque para:

Projeto Doe 1 Dia: Leva a USP à sociedade, entrando em contato com jovens alunos e com a comunidade de modo geral, apresentando, discutindo, desenvolvendo um tema e/ou uma vivência cujo voluntário experiente (professor ou funcionário da USP) possa ensinar, pois tem algum domínio do assunto e, por sua vez, aprender com a oportunidade de transmitir esse assunto.

Cientista por um dia: Permite aos alunos de segundos e terceiros anos do ensino médio, a vivência de um dia como cientista na melhor universidade do país. A programação inclui uma apresentação do curso feita por professores e alunos, um “Show da Química”, apresentado por alunos, almoço no Restaurante Universitário do campus, visitas à Central de Análises Química Instrumentais (CAQI) e à Biblioteca do IQSC e a realização de experimentos no Laboratório de Ensino do IQSC.

Centro de Memória: Dá continuidade ao resgate e exposição da memória institucional, através da instalação de um Centro físico e outro virtual. Destacou-se o empenho da Diretoria à materialização da proposta, traduzindo-se por uma bolsa de estágio para a elaboração dos projetos e apoio a futuras iniciativas nesta direção.

A professora Maria Olímpia aproveitou a oportunidade para agradecer pelas bolsas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) recebidas pelo IQSC que são essenciais para o desenvolvimento de vários objetivos, como:

– Cursos de difusão, atualização e extensão para professores do ensino médio em particular e para a comunidade em geral;

– Divulgação do IQSC nas mídias sociais tendo como alvo alunos de ensino médio (futuros universitários);

– Divulgação dos serviços e competências tecnológicas do IQSC junto a empresas.

Aproveitou, também, para destacar a interação com o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), Agência USP de Inovação (AUSPIN), Centro de Convivência da Química (CCQ), Grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) e Grupo American Chemical Society USP São Carlos (ACS USP Student Chapter).

Foram discutidas ainda, as ações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária:

Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI)

Feiras USP e as Profissões (FEPUSP)

Semana USP de Arte e Cultura

Semana USP de Ciência e Tecnologia

Finalizando o produtivo encontro, a Pró-Reitora destacou a importância da Cultura e Extensão na formação social e cidadã do nosso aluno, o que vai ao encontro das ações da atual Diretoria do IQSC.

Por Karina Marcondes Cesar De Vita (IQSC) e Maria Olímpia Oliveira Rezende (IQSC)

 

Notícia cadastrada por Sandra Aparecida Zambon da Silva
O conteúdo da notícia é de inteira responsabilidade do autor.