Poliuretanas a partir de matérias-primas renováveis

Poliuretanas correspondem a materiais poliméricos extremamente versáteis e com grande importância no mercado mundial, como: tintas, revestimentos, espumas rígidas e flexíveis, adesivos de alto desempenho, selantes, fibras, vedações, entre outros. Segundo Ana Ribeiro Cassales, “pesquisas têm sido feitas para produzir poliuretanas a partir de matérias-primas obtidas de fontes renováveis, com grande disponibilidade no meio ambiente e de baixo custo, o que tem mostrado resultados promissores pois os materiais obtidos apresentam, por vezes, propriedades análogas àqueles produzidos com poliuretanas a partir de reagentes convencionais”.

O assunto será abordado por Ana Cassales em seminário no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) nesta sexta-feira, dia 27 de outubro, às 10 horas. A atividade é gratuita e aberta aos interessados.

A palestrante é graduada em Química Industrial e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atua como Analista de laboratório junto á EMBRAPA Agroindústria Tropical em Fortaleza/CE, de onde de afastou para desenvolver seu doutorado sob orientação da Profa. Dra. Elisabete Frollini, responsável pelo Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas (MacromoLignocell) do IQSC. Tem experiência na área de tecnologia da biomassa, com ênfase em valorização de co-produtos e resíduos agroindustriais. Atua principalmente nos seguintes temas: pré-tratamento de fibras vegetais, geração de energia e compostos de alto valor agregado, bionanocompósitos, polímeros biodegradáveis e nanocelulose.

Seminário
“Poliuretanas a partir de matérias primas renováveis”
Ana Ribeiro Cassales (IQSC-USP)
27/10/2017, 10 horas, anfiteatro A no edifício Q1 do IQSC-USP