3ª Oficina de Artesanato na biblioteca do IQSC será na sexta-feira, dia 27

Oficina de Artesanato Solidário "Fazer o Bem Faz Bem" na biblioteca do IQSC. Foto: Fabio Boracini (IQSC, 2016), com adaptação

No dia 27 de outubro, sexta-feira, das 09h às 17h, a biblioteca do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) disponibiliza seu espaço térreo para a 3ª edição da Oficina de Artesanato Solidário “Fazer o bem faz bem”, que conta com a parceria da Comissão IQSC Recicla.

Serão oferecidas 2 atividades para reaproveitamento de CDs: das 09 às 17 horas a Profa. Téca (do IQSC) ministrará a oficina com temática natalina e das 13 às 15 horas as Sras. Glaucia Helena de Moura Dotta (do Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos – CeTi-SC) e Amanda Murgo (da ONG Projetando o Futuro) ensinarão a confecção do porta-recados. A atividade é um convite para fazer artesanato na biblioteca e depois doar para a Rede Feminina São-Carlense de Combate ao Câncer, gerando assim, fundos para a causa. Artesanatos já prontos também podem ser doados.

Independente do tipo de trabalho manual que se faça, todos os participantes são bem vindos; inclusive aqueles que nunca fizeram trabalhos manuais mas que querem partilhar da experiência.

A equipe da biblioteca informa que trazer o próprio material é opcional, uma vez que tudo o que for necessário para as oficinas será disponibilizado gratuitamente aos participantes.

Além de estimular a solidariedade, é uma oportunidade para promover o encontro de pessoas que consideram os trabalhos manuais uma atividade desestressante, criando um ambiente propício para a troca de experiências e o lazer agradável.

Prevenção
Durante o mês, quem visitar a biblioteca terá disponível folhetos informativos sobre a importância do auto-exame na prevenção do câncer de mama, que também atinge homens.

Campanha de arrecadação
Em outubro a biblioteca também é posto de arrecadação de alimentos para os assistidos pela Rede Feminina São-Carlense de Combate ao Câncer. Todos os meses a instituição organiza e doa cestas para atender às famílias de pessoas em tratamento. Os itens arrecadados são: arroz, feijão, óleo, açúcar, macarrão, molho de tomate, aveia, gelatina, miojo, sal, fubá, bolacha, seleta em lata, leite em pó, papel higiênico, sabonete e pasta dental e leite em pó.

As iniciativas encontram respaldo na nova proposta da biblioteca do IQSC que, explorando tendências mundiais, está se renovando e deixando a condição de depositária de acervo para o reconhecimento como espaço de convívio social e de difusão do conhecimento e cultura.

Contato: (16) 3373-9619 ou bibiqsc@iqsc.usp.br

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)