IQSC oferece o curso: Como deixar de fumar

Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, “o tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. Trata-se de um problema de saúde pública global que mata milhares de pessoas em todo o mundo”.

O hábito de fumar foi classificado entre os cinco principais fatores de risco por anos de vida, em 109 países e territórios em 2015, conforme publicado pela revista científica The Lancelot, em abril deste ano.

O Portal Brasil, site de comunicação do Governo, informa que “o Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes”, mas tem diminuído o número de pessoas que consomem tabaco.

“Além do desejo de abandonar o fumo, é preciso transformar a força de vontade em ação positiva e eficaz”, afirmou o Dr. J. Wayne McFarland (1913-2011), co-autor do plano “Como deixar de fumar em 5 dias”.

No período de 28 a 31 de agosto, das 19h30 às 21 horas, o Instituto de Química de São Carlos oferece gratuitamente a todos os interessados, a oportunidade de conhecer o método e deixar o hábito. Os palestrantes propõem ajuda para vencer a avidez pelo fumo em alguns dias.

A atividade, organizada pela Diretoria do IQSC, será realizada no anfiteatro térreo da unidade, localizada na área 1 à Av. Trabalhador São-carlense, 400. Não é necessário inscrever-se antecipadamente.

Os palestrantes

Hérica Adad Ricci Donato graduou-se em odontologia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP), onde concluiu o doutorado na área de odontopediatria. Fez seu pós-doutoramento junto ao Grupo de Óptica no Instituto de Física de São Carlos – USP. Atua como docente na Faculdade de Odontologia de Araraquara – UNIARA.

Karyne de Souza Augusto Rios é psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Concluiu seu doutorado na mesma instituição, tendo realizado período de estágio na Northern Illinois University, EUA. Coordenou dois cursos de pós-graduação latu-senso no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). É membro associado ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência – LAPREV da UFSCar. Atua na área de terapia cognitivo-comportamental.

Marcel Arouca Domeniconi é médico formado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP e no Hospital de Câncer de Barretos formou-se cirurgião oncológico. Coordena o Departamento de Cirurgia Geral da Santa Casa de São Carlos. Atua na área de cirurgia oncológica.

Weber Adad Ricci é graduado em odontologia pela UNESP, onde também fez seu mestrado e doutorado. Foi docente na UNIARA e na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Regional de Araraquara, onde foi coordenador do curso de aperfeiçoamento em procedimentos estéticos avançados. Desenvolve atividade como professor junto à Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara. Atua na área de reabilitação oral e prótese.

“Como deixar de fumar”
28 a 31/08/2017, das 19h30 às 21h, anfiteatro térreo do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
Gratuito, aberto aos interessados.
Não há necessidade de inscrição prévia.
Contato: (16) 3373-8272 ou eventos@iqsc.usp.br

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC)
Foto: Myriam, Pixabay CC0