IQSC realiza evento para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) recebe no dia 04 de junho, a pesquisadora Débora Marcondes Bastos Pereira Milori para abordar como o Brasil pretende aumentar a produção de alimentos e acumular carbono no solo através da recuperação de pastagens degradadas.

Foto: www.worldenvironmentday.global

Este evento do IQSC-USP  integra a programação da campanha para combater a desertificação, restaurar a terra e desenvolver a resiliência à seca, lançada pelo Reino da Arábia Saudita, anfitrião do 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, em conjunto com a ONU.

A pesquisadora atua junto à Embrapa Instrumentação em São Carlos- SP, onde também é Chefe Adjunta de Transferência de Tecnologia, a qual contempla agenda de inovação e negócios com empresas privadas. Sua área de pesquisa na Embrapa é ótica e fotônica aplicada à agricultura e ao meio ambiente. Lidera o grupo de pesquisa “Óptica aplicada à agricultura e ao meio ambiente” e teve aprovado, sob sua coordenação, o primeiro Laboratório Nacional de Agrofotônica (Lanaf), apoiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atua no desenvolvimento de métodos, sensores e equipamentos para análises de solos, plantas, fertilizantes e alimentos.

Bacharelado em Química

A Química desempenha papel importante na preservação do planeta, através de diversas abordagens científicas e tecnológicas, como por exemplo, fazendo o monitoramento, avaliação, correção e descontaminação da água, do solo e do ar; no desenvolvimento de plantas resistentes; a reciclagem de nutrientes e adequado aproveitamento de resíduos, minimizando o descarte; a educação e a conscientização de práticas sustentáveis e atuando no desenvolvimento de políticas ambientais, entre outras abordagens.

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) oferece o curso de Bacharelado em Química com a ênfase “Química Ambiental”, capacitando profissionais para a atuação com qualidade e capacidade para implementar tecnologias com fundamento científico, além de interagir com outros profissionais de formação complementar.

O evento é organizado pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do IQSC-USP, presidida pelo professor Eduardo Bessa Azevedo, que garante:

– “Venha prestigiar o evento presencialmente. Você não vai sair de “mãos abanando””.

Inscrições: no site do IQSC
Transmissão ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube.
Contato: ccex@iqsc.usp.br

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC