SEMAQ e SIICUSP – veja o que aconteceu no terceiro dia das programações

Nesta quarta-feira (19/10) já percorremos metade do cronograma do evento, no terceiro dia da XXV Semana de Química “Prof. Edson Rodrigues” do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Pela manhã ocorreram duas palestras: a primeira (9h) sobre “Propriedades ópticas de vidros e vitrocerâmicas”, apresentada pelo professor Dr. Gaël Yves Poirier (Universidade Federal de Alfenas), que abordou os critérios e fundamentos teóricos para a formação do vidro, correlacionando esses fenômenos com as propriedades ópticas dessa classe de materiais; e a segunda (10h30) abordou a história de 50 anos de vidros bioativos, onde professor Dr. Murilo Camuri Crovace (UFSCar) informa sobre a importância dessa tecnologia e mostra os fundamentos do seu funcionamento.

A tarde (13h30) começou com uma palestra proferida pela Agente Fiscal do Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) Juliana Posca, que abordou o campo de atuação do profissional da Química e a importância do CRQ-IV. Informou também que para o exercício legal da profissão, o profissional de Química formado em cursos de nível técnico ou superior, deve ter o registro junto ao CRQ de sua região. Este Conselho atua para orientar e disciplinar a atuação profissional, além de buscar uma compreensão adequada dos problemas voltados à categoria dos químicos no Brasil.

E para fechar a programação do dia, o “5° Encontro Acadêmico – Química Medicinal: Desafios e Perspectivas”, do Grupo ACS USP Student Chapter, organizado em conjunto com a COD-SEMAQ, contou com a participação dos professores Drs. Albérico Borges Ferreira da Silva,  Andrei Leitão, pelo doutorando Vinícius Bonatto, pelo graduando Guilherme Oliveira Carlos (ACS USP Student Chapter), todos do IQSC-USP. Foram abordadas diversas questões: as possibilidades de âmbito industrial do químico medicinal, tecnologias recentes na área baseadas em princípios da mecânica quântica, negacionismo e críticas envolvendo as vacinas contra a COVID-19 recentemente desenvolvidas.

Da esquerda para a direita: José Roberto Granado Neto, Me. Vinícius Bonatto, Linus Pita Mercúrio Matos, Prof. Dr. Andrei Leitão, Guilherme Oliveira Carlos, Prof. Dr. Albérico Borges Ferreira da Silva, Beatriz Lauriano de Oliveira, Guilherme Perez Slompo e Pedro Pires Medina, todos do IQSC-USP. Foto: Vitória Duarte Borgonovi/Presidente da ACS USP Student Chapter e graduanda IQSC

Simpósio de Iniciação Científica – SIICUSP – etapa IQSC

Neste terceiro dia do simpósio foram apresentados mais onze trabalhos dos alunos de graduação, desta vez abordando mais os temas de compostos bioativos e química biomolecular.

Os pôsteres correspondentes aos trabalhos de todos os participantes estão dispostos no saguão do piso térreo da biblioteca do IQSC-USP até o dia 21 de outubro. Além disso, as gravações dessas apresentações estarão disponíveis no canal do IQSC no Youtube após o encerramento do evento, incluindo perguntas da plateia e comentários dos avaliadores.

Programação desta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 20/10 (quinta-feira), acontecem as visitas técnicas que integram a programação da SEMAQ. Os alunos, inscritos previamente, conhecerão a AMBEV, empresa brasileira fabricante de bebidas do grupo Anheuser-Busch InBev e o SAAE- Serviço Autônomo de Água e Esgoto.

A programação do SIICUSP conta com mais 11 apresentações abordando temas nas áreas de síntese e degradação de compostos orgânicos (pela manhã) e inorgânicos (à tarde).

por André Molina Gregório e Mileide Santos Barbosa/bolsistas PUB-IQSC

Atualizado em 20/10/2022 com inserção de fotos e correção de crédito de imagem