USP São Carlos realiza 1º Workshop de Impressão 3D

O I Workshop de Impressão 3D no campus da USP de São Carlos acontece nos dias 19,  20 e 21 de junho de 2024, sob organização do Grupo de Biopolímeros e Fotoquímica do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, coordenado pelas professoras Bianca Chieregato Maniglia e Carla Cristina Schmitt Cavalheiro.  A abertura do evento acontece no dia 19, às 19h, no auditório do CETEPE e as palestras acontecem nos dias 20 e 21, no anfiteatro “Jorge Caron”, também da Escola de Engenharia de São Carlos -USP.

A impressão 3D é uma tecnologia que permite, a partir de um modelo digital no computador, criar um objeto físico, pela deposição sobreposta de camadas de material.  A aplicação dessa técnica traz avanços em diversas áreas, desde a área alimentícia à saúde, rompendo padrões e modelos já estabelecidos e permitindo resultados com maior rapidez e precisão do que em processos convencionais, agregando ainda, a possibilidade de personalização e economia de recursos.

Os avanços e os desafios encontrados por pesquisadores e startups serão apresentados e debatidos durante o I Workshop de Impressão 3D no campus USP de São Carlos, com foco nas seguintes áreas temáticas: alimentos, biomateriais, fármacos, máquinas, processamento, sistemas, sensores e outras aplicações. Destaca-se ainda, que o evento presencial permite maior integração entre os participantes, favorecendo o surgimento de parcerias em pesquisa.

O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 20 de maio mas as inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 10 de junho. Grupos de cinco pessoas (graduação + pós-graduação) têm desconto até o dia 20 de maio.

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP, Ingredion e 593iCAN

Acesse a programação e outras informações no site do evento ou no instagram.

Atualizado em 30/4