Seminário: Água do Mar traz Oportunidades no Desenvolvimento de Tecnologias Sustentáveis

Foto: Thiago Ferraz

Os oceanos, devido às suas vastas dimensões e alta concentração de sais dissolvidos, destacam-se como a maior fonte de água e meio eletrolítico contínuo do planeta. No entanto, seu papel como um dos principais vertedores naturais de dióxido de carbono no ciclo do carbono os torna uma peça central na batalha contra os efeitos e causas das mudanças climáticas.

Tendo isso em mente, diversas abordagens têm sido propostas ao longo dos anos para explorar tal potencialidade, muitas das quais são construídas ao redor de processos eletroquímicos. Tais métodos permitem uma abordagem de várias frentes, que variam desde a produção de hidrogênio a partir da água do mar até a dessalinização para fornecer água potável e a captura de gás carbônico da atmosfera.

Entretanto, o desenvolvimento dessas propostas ainda enfrenta significativos desafios associados à complexa composição iônica da água do mar e sua interação com diferentes componentes dos sistemas eletroquímicos.

Nesse contexto, Thiago Vasconcelos de Barros Ferraz, doutorando do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, apresentará um seminário no dia 18 de abril. O evento oferecerá uma visão abrangente dos principais pontos de interesse e discussão atuais da comunidade acadêmica acerca das aplicações de processos eletroquímicos em águas salinas.

O palestrante, com experiência em Química de Materiais, Inorgânica e Eletroquímica, desenvolve sua pesquisa sob orientação do professor Hamilton Varela no Grupo de Eletroquímica do IQSC, focada na eletro-oxidação de moléculas orgânicas em soluções salinas visando a simultânea valorização de biomassa e mitigação de dióxido de carbono.

Agende:
“Uma visão eletroquímica sobre a água do mar: desafios fundamentais e oportunidades no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis”
18/04/2024, 15h, via Plataforma Google Meet
Evento e gratuito, aberto aos interessados.
Os participantes receberão certificado.

(*) Atualizado em 18/04 às 08h – evento passou de presencial para virtual