Química às 16h: Interação fármaco-proteína

Albumina é considerada uma das três principais proteínas presentes no plasma sanguíneo. Ela é produzida no fígado mas também é encontrada em alguns alimentos. Segundo o pesquisador Aguinaldo Robinson de Souza, da UNESP de Bauru, “A interação entre corantes e fármacos com as albuminas do soro humano (HSA) e bovino (BSA) é um tema de interesse tanto do ponto de vista acadêmico como farmacológico. O estudo dessas interações é importante no desenvolvimento de novos fármacos, bem como no entendimento da ação de corantes em exames clínicos”.

Durante o seminário que proferirá no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, o pesquisador abordará o tema, apresentando “resultados recentes obtidos pelo nosso grupo de pesquisa na área de espectroscopia (UV-Vis, fluorescência, dicroísmo circular eletrônico) e de simulação computacional (DFT, TD-DFT, docking molecular) na localização e identificação de sítios de interação de fármacos e corantes nas albuminas HSA e BSA”, informa.

Aguinaldo Souza é professor do Departamento de Química da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquisa Filho” campus de Bauru, onde coordena o Laboratório de Simulação Molecular. Tem experiência em Química Teórica e Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação computacional, software educativo, modelos moleculares, teoria do funcional da densidade e computação em GRID.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Inscrições: no site do IQSC

NOTA:  Evento adiado a pedido do palestrante. Motivo: o palestrante foi chamado para assumir uma comissão julgadora de concurso público no Paraná.

Atualizado em 26/02/2024