Narizes optoeletrônicos: Uma ferramenta poderosa para controle de qualidade de alimentos e bebidas

Imagem: fornecida por A. C. Roveda

Narizes optoeletrônicos são sistemas compostos por sensores que conseguem identificar cheiros ao detectar mudanças de cor causadas por reações químicas entre a amostra (analito) e os cromóforos (substâncias que produzem cor).

Essa ideia foi proposta por dois cientistas no início dos anos 2000 e desde então diversas pesquisas foram desenvolvidas, permitindo um alto desempenho na detecção e identificação de diversos analitos, tais como explosivos, amostras biológicas, alimentícias, clínicas, dentre outras.

O professor Dr. João Flávio da Silveira Petruci, da Universidade Federal de Uberlândia, atua em pesquisas nesta área usando diversas estratégias analíticas e estará no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) no dia 11 de outubro de 2024, apresentando os fundamentos e aplicações dos narizes optoeletrônicos em amostras de alimentos e bebidas.

O evento é coordenado pelo professor Dr. Antonio Carlos Roveda Junior com quem o palestrante e outros pesquisadores do IQSC publicaram artigo sobre o assunto, pelos professores Drs. Daniel Rodrigues Cardoso e Stanislau Bogusz Junior , ambos da área de Química de Alimentos e pela Comissão de Pós-Graduação da Unidade.

Agende:
11/10/2024 (sexta-feira), 14h, anfiteatro “Prof. Edson Rodrigues” (térreo do edifício Q1 do IQSC)
Av. Trabalhador São-carlense, 400 – área 1
O evento será presencial, aberto aos interessados, com certificado aos participantes inscritos.
Transmissão ao vivo pelo canal do IQSC no Youtube .
Inscrições e informações: no site do IQSC

por Sandra Zambon/IQSC