IQSC lança videocast sobre temas ligados à Química

No último dia 26, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP fez o lançamento do videocast “MolCast”. O projeto, que visa divulgar as atividades do IQSC de forma leve e acessível, foi apresentado pelo Diretor do Instituto, professor Hamilton Varela, durante a programação da Semana de Recepção aos Calouros do IQSC. O lançamento contou com a apresentação de um teaser, gravado a partir de trechos dos episódios desta primeira temporada e a presença de entrevistados.

O MolCast tem como proposta apresentar o IQSC por meio de videocasts, formato amplamente consumido nos dias atuais – especialmente pelo público jovem. Os episódios serão disponibilizados no canal do IQSC no Youtube.

“O MolCast do IQSC/USP foi pensado como forma de compartilhar a nossa paixão pela química com a sociedade. A química como uma ciência central é, ao mesmo tempo, um assunto fascinante e complexo, mas também pode ser intimidante para aqueles que não têm uma sólida formação científica. Por esta razão, o MolCast do IQSC pretende ser uma ótima maneira de tornar a química mais acessível. Educar e informar sobre a química no IQSC, bem como suas interfaces com o premente desejo de mostrar como a química pode ser sustentável, estão no cerne de nossos desejos de construir uma comunidade entusiasmada. O nosso MolCast poderá incentivar jovens a seguir carreiras em ciência e tecnologia. Principalmente, é claro, com forte embasamento em química. Existem muitas áreas diferentes da química, por isso escolhemos, para iniciar, um nicho pelo qual somos apaixonados: nossos ex-alunos. Em 2023, o curso de graduação em Química completou 50 anos! Para comemorá-lo, a primeira temporada será constituída de episódios que divulguem as percepções de muitos deles”, afirma Montanari.

Ao apresentar histórias de egressos, o projeto MolCast visa não apenas destacar a importância do IQSC na vida destas pessoas, mas também promover o Bacharelado em Química. Com uma abordagem leve e descontraída, a iniciativa pretende alcançar um amplo público, estudantes do ensino médio, alunos de graduação e a comunidade em geral.

O roteiro, a filmagem, a edição e a arte final são conduzidos por membros do Instituto: Alexandre Carlos Mazzola, Eduardo Zanollo Junior, Henrique Fontes e Sandra Aparecida Zambon da Silva. A primeira temporada do MolCast tem como tema central os 50 anos do curso de Bacharelado em Química, contando com entrevistas com egressos do IQSC. O primeiro episódio está disponível a partir do lançamento do projeto; os demais serão disponibilizados semanalmente às segundas-feiras a partir das 17h, durante 6 semanas, totalizando 7 episódios.

O MolCast já tem planejamento definido para as próximas temporadas, que devem abordar temas como apresentação de laboratórios e grupos de pesquisa e sobre a experiência de estudar no Instituto. Com uma proposta inovadora e uma equipe comprometida, o MolCast promete ser uma ferramenta eficaz na divulgação e promoção do IQSC.

Por Fabrício Santos e Henrique Fontes, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP