CMF – uma versátil plataforma molecular em síntese orgânica

Imagem: CanvaPró

A busca de novas metodologias de síntese utilizando plataformas moleculares oriundas da biomassa tem aumentado exponencialmente nos últimos anos, principalmente para a obtenção de produtos químicos que são tradicionalmente derivados do petróleo.

Dentre os diversos compostos que podem ser obtidos, destaca-se o 5-(clorometil)furfural (CMF), o qual constitui uma plataforma interessante para a química orgânica e de materiais. A combinação particular de seus grupos funcionais e a possível manipulação sintética dos mesmos é de grande valor para transformações tanto na pesquisa acadêmica quanto no âmbito industrial. É possível, por exemplo, a obtenção de diferentes moléculas alvo, tais como monômeros, polímeros, biocombustíveis e outros compostos químicos de alto valor agregado.

No dia 03 de maio, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) oferece seminário presencial sobre o tema, abordando conceitos relevantes no campo da biomassa, com foco em exemplos das diferentes aplicações do CMF em síntese orgânica.

O palestrante, Jorge Andrés Mora Vargas , desenvolve seu doutorado junto ao Grupo de Síntese Orgânica do IQSC, sob orientação do professor Antonio Carlos Bender Burtoloso. Atua nas áreas de Química Orgânica, sucroquímica, biomassa e bioenergia.

Agende:
“5-(clorometil)furfural (CMF) = uma versátil plataforma molecular em síntese orgânica”
03/05/2024 (sexta-feira), 14h, anfiteatro B do edifício Q1.
Evento presencial e gratuito, com certificado aos participantes.
Inscrições: no site do IQSC

por Sandra Zambon/IQSC com informações de Jorge Vargas