Química às 16h: Nanomedicina e a revolução em diagnóstico e terapia

A nanotecnologia se desenvolveu rapidamente nas últimas décadas, com foco no desenvolvimento e aplicação de nanomateriais em diversas áreas, especialmente naquelas que impactam diretamente o bem-estar humano, incluindo os setores de saúde, meio-ambiente e energia.

Na saúde, em particular, avanços notáveis têm sido reportados a partir da convergência entre a nanotecnologia e biotecnologia, numa área denominada Nanomedicina, que tem proporcionado avanços notáveis no desenvolvimento de nanoestruturas multifuncionais que combinem funções terapêuticas e de diagnóstico em um único complexo nanoestruturado, denominado “teragnóstico”. A versatilidade destas estruturas advém da possibilidade de incorporação de vários tipos de moléculas na superfície de uma única nanopartícula, fazendo com que desempenhem múltiplas funções.

O Coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia (GNano) do Instituto de Física de São Carlos, pesquisador Valtencir Zucolotto, abordará o tema em palestra que proferirá na próxima terça-feira no Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). “Nessa palestra abordaremos os conceitos básicos da nanomedicina, ilustrando vários exemplos de aplicação em terapia e diagnóstico avançados. Aspectos referentes à toxicidade dos nanomateriais e suas aplicações em áreas estratégicas serão também abordados”, segundo informou.

Valtencir Zucolotto tem experiência nas áreas de nanotecnologia além de desenvolvimento e aplicação de nanomateriais em medicina, tendo como temas principais: nanomedicina, desenvolvimento de nanomateriais para diagnóstico e terapia, polímeros, automontagem, biossensores e nanocompósitos. É editor da série de livros “Nanomedicine and Nanotoxicology” (Springer-Nature) e Editor-Chefe da Especialidade de Biosensores da revista Frontiers in Sensors/Biosensors (Suiça).

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen

Evento presencial.
Inscrições: no site do IQSC