Professora do IQSC lança o e-book “Estudos de caso: abordagem para o ensino de química”

Foi lançado e disponibilizado para download gratuito o e-book  Estudos de caso: abordagem para o ensino de química. A obra, que foi organizada pela professora do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP), Salete Linhares Queiroz, e pela doutoranda Carolina Sotério, utiliza narrativas inéditas para contextualizar conceitos científicos e estimular a reflexão crítica dos estudantes.

As narrativas, denominadas de estudos de caso, foram elaboradas por pós-graduandos, atuais e egressos, da Universidade de São Paulo – do Programa de Pós-graduação em Química do IQSC e do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências – abrangendo temas como meio ambiente, alimentos e cosméticos. Cada caso apresenta um problema real enfrentado pela sociedade e estimula o leitor a analisar a situação, identificar as suas causas e propor soluções baseadas em conhecimentos de química.

Os dez capítulos, cujos títulos estão a seguir, contemplam exemplos práticos de como a metodologia de estudos de caso pode ser aplicada em sala de aula, trazendo sugestões de atividades, apontamentos didáticos e direcionamento para materiais adicionais: Férias mer-curiosas; Quem dera fosse um verme…; Esmaltes: pintam a unha e o meio ambiente!; Vivendo e aprendendo sobre os cabelos naturais; Da casca ao plástico; El caso de papel; Soro: do lixo ao luxo; O bebê azul; Índio na TV; Chama o Gilmar!

O e-book pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.