Do IQSC para o Mundo: Carolina Sotério

A doutoranda do IQSC, Carolina Sotério, está realizando um doutorado sanduíche nos Estados Unidos na Universidade Cornell, em Nova York, considerada uma das melhores universidades do mundo (20º lugar no Ranking THE).

A Instituição faz parte das Ivy League Schools, um grupo seleto de universidades de elite. Até 2018, pelo menos 50 pessoas laureadas com o prêmio Nobel eram da Cornell. Por lá, ela está trabalhando Departamento de Comunicação, sob supervisão do professor Bruce V. Lewenstein.

A aluna do IQSC, que é orientada pela professora Salete Linhares Queiroz, está desenvolvendo um guia para estudantes de cursos de nível superior em química sobre Divulgação Científica, com o intuito que mais práticas desse tipo sejam incluídas nas carreiras de ciências exatas no Brasil

“O Departamento de Comunicação em que eu trabalho tem pessoas de formações diversas e interesses em comum. Desde comunicadores, designers e historiadores, até pessoas formadas em ciências exatas, como eu. É incrível presenciar pesquisas de alta qualidade sendo produzidas diante dos meus olhos e ter acesso a essas pessoas e laboratórios”, relatou ela.

Fotos: acervo Carolina Sotério

Para Carolina, a experiência está sendo fantástica, mas ela não deixa de reiterar a preparação que teve ainda no Brasil. “A Cornell é uma universidade deslumbrante, desde as pessoas que fazem a instituição até a infraestrutura que ela oferece. Logo que eu cheguei, meu orientador já me colocou em contato com pessoas da universidade e das mais prestigiosas sociedades científicas para colaborar com a minha pesquisa. Mas se hoje estou numa das melhores universidades do mundo, é porque minha formação no Brasil me permitiu isso”.

Por Fabrício Santos/IQSC