USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

Pesquisa desenvolvida no IQSC é premiada pela SBCat

Um estudo realizado no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP foi o grande vencedor do “Prêmio Tese de Doutorado em Catálise 2023”, honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat). A autora, Letícia Fernanda Rasteiro, foi a escolhida para receber este prestigioso prêmio, apoiado pela Evonik Brasil, em reconhecimento a sua notável contribuição para o avanço da catálise no Brasil.

A tese de doutorado de Letícia, intitulada “Estudo de catalisadores do tipo Ni-Ga para a síntese de metanol a partir da hidrogenação do CO2 em baixas pressões”, é uma pesquisa que tem grande relevância, uma vez que busca soluções para um dos problemas mais presentes na atualidade: a emissão excessiva de dióxido de carbono (CO2) e suas consequências para a natureza. A conversão eficaz do CO2 em produtos de alto valor, como o metanol, é uma estratégia fundamental para mitigar as mudanças climáticas e reduzir o impacto ambiental.

A comissão avaliadora do prêmio foi composta por especialistas renomados na área, incluindo Gustavo Castro da Evonik Brasil Ltda, Sibele B. Castellã Pergher do IQ – UFRN, Kátia Bernardo Gusmão do IQ – UFRS e Maria Auxiliadora S. Baldanza da COPPE – UFRJ. Além da premiação, Letícia terá a honra de apresentar uma Keynote durante o 22º Congresso Brasileiro de Catálise (CBCat), que será realizado entre os dias 25 e 29 de setembro em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

Histórico – A trajetória acadêmica e profissional de Letícia é marcada por grandes realizações. Após sua graduação como Bacharela em Química Tecnológica pelo Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, no ano de 2015, ela prosseguiu com um mestrado em Química na mesma instituição, onde se destacou em pesquisas relacionadas à catálise heterogênea. 

A pesquisadora ampliou sua formação e licenciou-se em química pela Universidade de Franca (UNIFRAN) em 2018. Concluiu seu doutorado no IQSC em Ciências, com ênfase em Físico-Química, em 2022, sob orientação da professora Elisabete Moreira Assaf. Também realizou um doutorado sanduíche na University of California, Riverside, entre março e novembro de 2020. Atualmente, Letícia continua a contribuir para o campo da catálise como pesquisadora de pós-doutorado no IQ/Unesp. 


Por Fabrício Santos, da Assessoria de Comunicação do IQSC/USP


Contato para esta pauta
Assessoria de Comunicação do IQSC/USP
E-mail: jornalismo@iqsc.usp.br